Câmara instala Comissão do Envelhecimento Saudável

Ao menos, 14 deputados já fazem parte da nova comissão, que acompanhará políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável, alinhada às diretrizes da OMS

Comissão será presidida pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) | Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

O plano da Câmara dos Deputados para instalar Comissão Externa do Envelhecimento Saudável foi aprovado com unanimidade nesta quinta-feira, 29. A reunião deliberativa foi presidida pela autora da proposta, deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), e contou com participação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, além de parlamentares que compõe a comissão e especialistas em longevidade.

A mais nova comissão da Câmara é destinada a acompanhar e debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável, alinhadas às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). As diretrizes da OMS serão acompanhadas durante a década do Envelhecimento Saudável (2021-2030). A criação da comissão foi garantida em um ato do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no dia 27 de novembro de 2020. O ato da presidência enfatiza que a comissão externa não terá nenhum ônus para a Casa.

“Será um espaço para novos debates e acompanhar, aqui no Brasil, as ações das Nações Unidas em prol de um envelhecimento ativo e saudável. Pelo que nós sabemos, o Brasil é o primeiro País do Globo a criar uma comissão específica para este fim”, comentou a presidente da comissão, Leandre Dal Ponte.

A cerimônia de instalação terá a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Dr. Frederico, do presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Luiz Antônio Teixeira Jr, do chefe da Unidade do Curso da Vida Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde, Dr. Enrique Vega, e do especialista no estudo do envelhecimento, Dr. Alexandre Kalache. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também foi convidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.