Comissão de Educação aprova criação de universidades federais em Catalão e Jataí

Projetos seguem para a votação no Plenário do Senado em regime de urgência

Divulgação

Os projetos de lei que criam duas Universidades Federais em Goiás, uma em Catalão e a outra em Jataí, foram aprovados na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) e seguiram para a análise no Plenário em regime de urgência, último passo antes da sanção presidencial. Os projetos foram relatados pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), que também é presidente do colegiado. As proposições preveem o desmembramento da Universidade Federal de Goiás para a criação das instituições.

Nos relatórios, a senadora Lúcia Vânia destacou que a criação das universidades nos dois municípios goianos propiciará maiores oportunidades de expansão do acesso ao ensino superior, além de favorecer a aproximação das instituições com a realidade local. “Parcerias, convênios e pesquisas voltadas às necessidades da região poderão ser fortalecidas e estimuladas.

Os projetos são muito importantes para a democratização do ensino superior e a valorização do interior goiano”, disse a senadora Lúcia Vânia. “É um pleito antigo do estado de Goiás. São vinte anos de luta. Vinte anos de espera. É um dia de vitória para o estado”, destacou a parlamentar goiana.

Conforme as propostas, as transferências de alunos e cargos serão automáticas, além do aproveitamento da infraestrutura existente da UFG. As proposições também determinam a criação do cargo de reitor e vice-reitor que serão nomeados pelo ministro da Educação para ocuparem os cargos temporariamente até os estatutos das universidades sejam organizados (Da assessoria da vereadora Lúcia Vânia)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.