Comeu demais no Natal? Confira dicas de alimentos que ajudam a desinchar
25 dezembro 2018 às 12h00

COMPARTILHAR
Uma das principais formas de fazer isso é optando por alimentos diuréticos

Não adianta, com as festas de fim de ano, principalmente no Natal, a gente dá uma exagerada na comilança. É comum nesse período que a gente sinta o corpo um pouco estranho, meio inchadinho. A sensação de estar “cheio”, mesmo comendo pouco pode nos acompanha por todo o dia.
Isso acontece devido à retenção de água e pode ter várias causas: consumo de alimentos ricos em sódio ou sal em excesso, privação de sono, falta de hidratação, estresse, exagero nos carboidratos ou no adoçante, além de outros.
Por isso, vamos dar dicas de alimentos que podem ajudar nesse processo de desinchamento.
Frutas e hortaliças: aspargos, salsa, beterraba, uva, folhas verdes, abacaxi, abóbora, cebola, alho-poró, pepino, agrião e alho. Eles são ricos em água e substâncias diuréticas
Alcachofra: além da ação diurética, ela ainda tem propriedades lipolíticas, o que pode auxiliar na queima de gordura e aumentar o metabolismo.
Temperos naturais: alecrim, salsinha e manjericão apresentam ação diurética e ainda têm antioxidantes, que combate o envelhecimento precoce e aparecimento de várias doenças.
Chá verde: é rico em polifenóis, estimula metabolismo, hidrata e combate a retenção hídrica
Chá de hibisco: é diurético e tem efeito calmante, que ajuda a baixar o cortisol, responsável pela retenção
Melancia: é rica em água e em fibras, que ajudam a desinchar e diminuir o quadro de edema
Aveia: contém fibras, que eliminam toxinas e, consequentemente, a diminuir o inchaço
Banana: o potássio presente nessa fruta serve para neutralizar o efeito prejudicial de sódio