Comércio varejista em Goiás cresce acima da média nacional em novembro de 2019, diz IBGE
15 janeiro 2020 às 15h17
COMPARTILHAR
Volume de vendas do comércio varejista ampliado em Goiás cresceu 2,6% quando comparado ao mesmo período de 2018
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um balanço sobre as vendas no varejo goiano ao longo do mês de novembro de 2019. Segundo as estatísticas apresentadas pelo Instituto, o saldo avançou em 1,3% ao longo deste período. Este é o quarto aumento consecutivo nessa base de comparação.
Já em nível nacional, o IBGE observou um avanço de 0,6% na mesma base de comparação, sendo o sétimo consecutivo. Quando comparados novembro de 2019 e novembro de 2018, observa-se avanço de 1,4% no volume de vendas do comércio varejista goiano, enquanto o volume de vendas do varejo nacional teve um aumento de 2,9%.
Já o comércio varejista ampliado — que inclui as atividades de veículos, partes e peças e de material de construção — registrou um recuo de 0,5% quando comparado aos dados do mês anterior. O recuo foi o mesmo em nível nacional.
Quando comparado a novembro de 2018, o volume de vendas do comércio varejista goiano ampliado apresentou um avanço de 2,6%, enquanto em nível nacional o aumento foi de 3,8% na mesma base de comparação.
O volume de vendas do varejo goiano acumula em 2019 um avanço de 0,6%, apresentando um leve crescimento quando comparado com 2018, enquanto o nacional acumula 1,7% , destaca o Instituto.
Oito das dez atividades cresceram em novembro
O aumento do volume de vendas com varejo ampliado goiano de 2,6% em novembro de 2019, frente a novembro de 2018, pode ser explicado, pois oito das dez atividades pesquisadas tiveram aumento nessa base de comparação.
Os setores que apresentaram as maiores variações positivas foram os de equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação (24,0%), sendo o quinto aumento consecutivo e o maior aumento desde abril de 2015 (25,8%). Seguido pelo setor de móveis e eletrodomésticos (9,8%), que teve seu terceiro aumento consecutivo e foi puxado principalmente pelas vendas de móveis (37,4%), que obteve o sexto resultado positivo seguido e é a maior variação da série histórica, desde quando o setor começou a ser pesquisado (janeiro de 2012). Por fim o setor de material de construção (7,7%), que acumula 3 variações positivas seguidas, acumulando em 2019 uma variação de 3,4%.
Já com relação aos setores que tiveram recuo, os únicos que apresentaram foram: livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%), que observa recuo no setor desde dezembro de 2016 (0,5%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,1%), sendo a oitava taxa negativa no ano, registrando um acumulado no ano de -3,0%
Vendas sobem em 22 das 27 unidades da Federação
Regionalmente, para o volume de vendas do comércio varejista, 22 das 27 unidades da Federação assinalaram avanço em novembro de 2019 quando comparadas com o mês anterior. Goiás teve um avanço de 1,3%, ficando acima da variação do Brasil (0,6%).