Comércio, bares e restaurantes devem retomar atividades na próxima semana
10 julho 2020 às 18h10

COMPARTILHAR
Reuniões intensas devem ocorrer no fim de semana para definir protocolos de segurança para retomada de atividades econômicas

Após semana de estudos e discussões com o setor empresarial, a prefeitura de Goiânia deverá publicar na noite da próxima segunda-feira, 13, um novo decreto para reabrir o comércio na capital. A intenção da administração é não estabelecer nenhuma data de fechamento, a menos que o sistema de saúde entre em colapso com uma aceleração aguda das contaminações por Covid-19. Além dos comércios, há previsão de retorno dos treinos de futebol e reabertura de bares e restaurantes, com alguns protocolos.
Outro seguimento que pode ser contemplado com a retomada são as academias, mas a possibilidade desta última ainda está em definição, juntamente com as disputas de futebol sem público. “Será um fim de semana de discussões adentro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Walison Moreira.
“Há uma possibilidade grande dos bares voltarem a funcionar na semana que vem”, anunciou o titular da pasta. “Mas a secretaria de saúde ainda está estudando os protocolos. Estamos ligando para os seguimentos para saber se o protocolo é viável ou não para conseguirmos abrir de uma forma segura e não ter que fechar novamente”, disse.
“A gente não pode garantir que não vai fechar mais, porque a doença evolui muito rapidamente”, ressaltou. ” O plano é que abra na próxima semana e não feche mais. Trabalharemos duro para isso”, afirma.
“Em caso de restaurantes, muitos, talvez a maioria, são de self-service. Nós e a secretaria de saúde estamos estudando duas opções para o comerciante. Uma para eles oferecerem luvas plásticas para os clientes se servirem e outra opção poderia ser uma pessoa para servir o cliente. Ligamos para os representantes para saber se isso é viável. O comerciante já está no limite economicamente. Ele já está sem dinheiro e contratar outra pessoa para servir…”, conta. “As discussões não acabaram e não há definições.”
De acordo com Walison, apesar das indefinições, ele tem um sentimento de otimismo em relação às reaberturas. “Meu sentimento é que há uma possibilidade grande de bares e restaurantes voltarem com protocolos apertados, mas razoáveis. Nada que não dê para fazer.”
Ele acredita que as associações e sindicatos irão ajudar na fiscalização e orientação dos comerciantes de seus seguimentos. “Quando alguns estabelecimentos não cumprem os protocolos isso compromete a abertura de todos os outros estabelecimentos daquele seguimento. Como alguns empresários estão há mais de cem dias fechados, eles estão dispostos a seguir os protocolos”, argumentou.
“Vai abrir. A discussão agora é sobre os protocolos. Estão discutindo aí a forma, os horários…”, afirmou o vereador Welington Peixoto (DEM). “A abertura deverá ser definitiva, mas vai depender do empresário fazer a parte dele, os consumidores, as pessoas, fizerem a parte delas, acho que a doença a tendência é cair. O que não pode é descuidar”, afirmou.
Futebol e academias
“Os treinos acredito que não vai ter problema. Agora os jogos estão em discussão. Os jogos sem público” afirmou. “As academias estão na mesa de discussão também”, afirmou “Mas o que posso afirmar em relação a elas é que estou otimista, mas não tem nada confirmado.
Ao Jornal Opção, o vereador Wellington Peixoto afirmou que, caso não seja liberado o funcionamento das academias na próxima semana, que irá pedir para que seja estabelecida uma data definitiva.
