Comerciantes da região da 44 fazem ‘buzinaço’ contra quarentena
04 abril 2020 às 14h20

COMPARTILHAR
Manifestações como essa estão proibidas em todo o Estado; Forças policiais podem prender quem protestar contra quarentena

Na manhã deste sábado, comerciantes da região da 44 realizaram uma manifestação contra o fechamento do comércio em Goiás. O “buzinaço” foi interrompido pela Polícia Militar, que pediu mais informações sobre o trajeto que os carros enfileirados pretendiam seguir.
A ação dos comerciantes contraria decisão do Tribunal de Justiça de Goiás que proíbe a realização de eventos no Estado até a data de 30 de abril.Para fazer valer a lei, o Estado pode inclusive utilizar o uso de forças de segurança para coibir passeatas e carretas organizadas contra os decretos de quarentena.
Entenda
O pedido de proibição partiu do Ministério Público (MP-GO) que sustenta que tais eventos pode acelerar irreversivelmente o alastramento da Covid-19. “O direito de reunião é fundamental ao cidadão, a saúde também o é, e vê-se que permitir o direito de reunião daqueles que desejam realizar as manifestações coloca em risco o direito a saúde de todos os outros e até mesmo dos que participarem”, ponderou o pedido.
“Frisa-se com sabedoria, o Ministério Público que a realização de tais manifestações constituem-se crimes previstos no Código Penal em seus artigos 132, 267 e 268”, diz outro trecho do pedido que foi acatado.