Comenda da Ordem revela republicanismo do governo Marconi, dizem agraciados

Governador entregou a honraria a ministros, embaixadores, governadores, prefeitos e líderes de diversos segmentos sociais, profissionais e classistas

Os ministros, embaixadores, governadores, prefeitos e líderes de diversos segmentos sociais, profissionais e classistas de diversos segmentos agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera agradeceram a honraria, a maior concedida pelo Governo de Goiás, e afirmaram que a diversidade da lista de homenageados revela o republicanismo de sua gestão.

Na cerimônia, Marconi instalou os Três Poderes e comandou a entrega da Ordem do Mérito Anhanguera para ministros, governadores, embaixadores, presidentes de poderes, prefeitos, profissionais de diversas áreas, lideranças classistas, empresariais e religiosas.

Participaram da solenidade os presidentes da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB); e do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques; o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres; secretários, presidentes de empresas, autarquias e agências do Governo de Goiás.

Receberam a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera Grau Grã Cruz os ministros dos Direitos Humanos, Luislinda Valois (PSDB); e da Saúde, Ricardo Barros (PP); o ex-ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade; os governadores Renan Filho (PMDB-AL), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Fernando Pimentel (PT-MG), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), José Wellington Dias (PT-PI) e Maria Suely Campos (PP-RR)

Falando em nome dos homenageados, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), enfatizou as belezas naturais de Goiás, destacando a poesia de Cora Coralina e a biodiversidade do Cerrado. “Estamos felizes de compartilhar esses 290 anos da cidade de Goiás”.

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), representando os governadores homenageados, destacou a importância histórica da cidade de Goiás, Patrimônio Histórico Cultural Humanidade. Ele também Filho cumprimentou o governador pela “pujança econômica” de Goiás, que atribuiu à sua “cabeça ampla”, que administra o Estado de Goiás.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, por sua vez, lembrou os investimentos da pasta em alguns municípios goianos: Palmeiras, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, entre outros. O ministro fez referência ao Conecta SUS, criado por Marconi em Goiás, e que hoje serve de referência para o ministério da Saúde. “Progressista, olhando para os que mais precisam, mas também olhando par ao crescimento econômico, que faz Goiás referência para todo o Brasil”, disse Ricardo Barros.

Ao falar em nome do Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques, anunciou, como presente pelo aniversário, a reforma do antigo Fórum da Cidade de Goiás. Segundo ele, o Judiciário goiano permaneceu na cidade de Goiás até 1937, quando o transferido para Goiânia. “A nossa história tem muito a ver com essa cidade”, disse o desembargador, ao destacar que o Judiciário goiano é um dos mais antigos do Brasil. “Parabéns Goiás por ter esse quinhãozinho que traz tanto progresso para nosso Estado”.

Em nome do Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), afirmou que Goiás vive um momento extraordinário, mesmo com a crise pela qual passa o País. “Enquanto alguns estados passam por dificuldades financeiras, Marconi implementa o maior programa de investimentos do País”.

O vice-governador José Eliton (PSDB) deu boas vindas às autoridades homenageadas e à população da cidade de Goiás disse que, ao transferir a os Poderes para a antiga Capital, é uma reafirmação das nossas origens. “Hoje apresentamos um Goiás que o passado nos orgulha, mas também a apresentamos um estado moderno, pujante, inovador”.

A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), disse que Marconi é “amigo e parceiro” na conjugação de esforços para beneficiar a cidade de Goiás. Sobre a transferência, assinalou a prefeita: “Restabelece-se o vínculo de admiração e respeito em relação ao seu passado glorioso”.

Governador

Já o governador, em seu discurso, agradeceu emocionado aos cidadãos de Goiás pela acolhida, lembrando que esta é a última vez em que irá presidir a solenidade, pelo menos neste mandato. Isto porque ele deve deixar o cargo no ano que vem para disputar em 2018, provavelmente para o Senado.

O governador lembrou que Goiás é um dos 12 sítios arquitetônicos declarados Patrimônio Mundial pela Unesco. Também destacou que, conforme disse ontem a presidente do Iphan, de todos os sítios históricos do Brasil, Goiás é o mais especial deles. Marconi lembrou vultos da memória de Goiás – Cora Coralina, Goiandira Couto , Veiga Valle – para enfatizar a importância de Goiás para o Brasil e para o mundo.

O governador iniciou suas palavras dizendo que o Brasil e mundo abraçam a cidade de Goiás, no dia que ela completa 290 anos. “Parabéns ao povo de Vila Boa. O nosso profundo reconhecimento a tantas gerações de vilaboenses, que ao longo desses quase 300 anos, souberam manter vivas as nossas tradições”.

Confira a lista dos homenageados:

1- Ministro da Casa Civil da Presidência da República: Eliseu Padilha
(Representante Roberto Severo Ramos – Chefe de Gabinete da Casa Civil)
2- Ex-ministro interino da Cultura: João Batista de Andrade;
3- Ministra dos Direitos Humanos: Luislinda Valois; 
4- Ministro da Saúde: Ricardo Barros;
5- Governador de Alagoas: Renan Calheiros Filho;
6- Governador do Mato Grosso do Sul: Reinaldo Azambuja; 
7- Governador de Minas Gerais: Fernando Pimentel;
8- Governador do Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg; 
9- Governador do Piauí: Wellington Dias;
10- Governadora de Roraima: Suely Campos; 
11- Embaixador da Alemanha: Georg Witschel; 
12 – Embaixador da Argentina: Carlos Alfredo Magariños;
13- Embaixador do Chile: Jaime Gazmure Mujica;
14- Embaixador do Paraguai: Manoel Maria Caceres Cardozo;
15- Ministra Concelheira de Singapura: Chin Siew Fei; 
16- Embaixador do Sri Lanka: Jagath Jayasuriya; 
17- Embaixador do Uruguai: Carlos Daniel Amorín Tenconi; 
18- Embaixador do Vietnã: Do Ba Khoa; 
19- Embaixador do Congo: Mutambo Bakafwa Nsenda 
(Representante Jusciene Dias Schabbacha I Maria Andrea Caminha Fiuza)

Promoção de Grande Oficial para Grãn Cruz:

20- Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Vitti;
21- Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho. 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.