Com Sorgatto fora do PSDB, Helio deve assumir titularidade na CCJ

Mudança não altera composição da comissão, nem o poder da sigla na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Diego Sorgatto / Foto: Reprodução

O deputado Helio de Sousa (PSDB) deve assumir a vaga de Diego Sorgatto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás. Ao lado de Tião Caroço, Sorgatto foi expulso do partido na última quinta-feira, 5. Helio é suplente na comissão.

Talles Barreto, líder do PSDB na Assembleia, afirma que as mudanças promovidas após a expulsão dos dois deputados não altera a força da sigla na casa legislativa. O acordo de expulsão incluiu a renúncia de Sorgatto para que Helio pudesse assumir seu lugar na CCJ. O ex-tucano tem intenções de se candidatar à prefeitura de Luziânia, como parte da base governista.

Já o presidente da CCJ, Humberto Aidar (MDB), avalia que a composição da comissão não se altera com a mudança no PSDB. Diferente do Congresso Nacional, na Assembleia, quando há mudança de partido por parte do deputado, ele não precisa sair da comissão na qual faz parte. Por isso, a renúncia é única forma de se retirar da CCJ.

“Normalmente o suplente, no caso Helio de Sousa, passa para a titularidade e a Assembleia indicaria um outro membro [para a suplência]”, explica Aidar. “A princípio nada muda”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.