Com Rua 90 em obras, Paço prepara intervenção no cruzamento da Marginal com Jamel Cecílio
21 maio 2019 às 10h42

COMPARTILHAR
Projeto prevê um cruzamento em três níveis na interseção da Marginal Botafogo com a Avenida Jamel Cecílio e com a Av. Leopoldo de Bulhões

Após as intervenções realizadas pela prefeitura de Goiânia para a construção da trincheira na Rua 90, com a Avenida 136, que estão em andamento, o poder público municipal lançou um edital, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), para a contratação de empresa que irá executar as obras do complexo viário do cruzamento da Marginal Botafogo com a Av. Jamel Cecílio.
O projeto orçado em aproximadamente R$ 30 milhões prevê um cruzamento em três níveis na interseção da Marginal Botafogo com a Avenida Jamel Cecílio e com a Av. Leopoldo de Bulhões. As pistas da Marginal Botafogo passarão sob as pistas da Avenida Jamel Cecílio, para permitir as conversões de tráfego, uma rotatória será implantada e um elevado na Avenida Jamel Cecílio.
[relacionadas artigos=”175532″]
Justificativa
Na justificativa para a intervenção, o Paço afirma que Goiânia vem sofrendo um processo crescente de degradação, em áreas remanescentes, não somente no vale do córrego Botafogo, mas também em outros cursos d’água que cortam o município, criando um ambiente altamente desfavorável, com impactos negativos significativos, indo desde aspectos estéticos até os de segurança e saúde pública.
Prazo
Segundo o edital, as obras deverão ser iniciadas em até 10 dias úteis após o recebimento pelo contratado da ordem de serviço. O prazo de execução será de 450 dias, conforme o cronograma físico-financeiro divulgado pela prefeitura.
Impacto
Além da trincheira da Rua 90 e a construção do viaduto entre a Marginal Botafogo e a Avenida Jamel Cecílio, a prefeitura pretende também iniciar este ano a construção de um viaduto ligando o Jardim Novo Mundo ao Setor Leste Universitário, atravessando a BR-153. As três obras de mobilidade são apontadas como grandiosas, no entanto podem comprometer o trânsito da capital durante o período de execução.
[relacionadas artigos=”181150″]
A promessa do prefeito Iris Rezende é a de entregar grandes obras neste mandato. No entanto, vereadores da Câmara Municipal de Goiânia questionam se ele conseguirá cumprir esses prazos e quais os impactos das obras serem tocadas concomitantemente, para o trânsito e mobilidade na capital.