Com Rodart saindo, Raphael da Saúde assume vaga e Marcio do Carmo substitui Bessa
17 fevereiro 2023 às 17h42
COMPARTILHAR
Com a cassação do mandato da vereadora Gabriela Rodart (PTB) por infidelidade partidária, o primeiro suplente do Democracia Cristã (DC) Raphael da Saúde passa a ser titular da vaga. Atualmente, ele exercia o mandato substituído Wellington Bessa, que está licenciado, porque assumiu o cargo de secretário Municipal de Educação de Goiânia.
Por isso, o segundo suplente da chapa de 2020, Marcio do Carmo assume o mandato de Bessa. Raphael da Saúde obteve 2.618 votos e Marcio do Carmo 1.540.
Caso efetive a cassação, esta será a sexta configuração na Câmera, seja por perda de mandato ou por vereadores que foram empossados como deputados estaduais. No ano passado, dois parlamentares foram eleitos para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Clécio Alves (Republicanos) e Mauro Rubem (PT) – 28.322 e 22.304 votos, respectivamente. Assumirão em seus lugares os suplentes Denício Trindade (de Clécio Alves) e Kátia Maria (de Mauro Rubem).
Perda de mandato
No ano passado, perderam os mandatos os vereadores Marlon Teixeira (Cidadania), Bruno Diniz (PRTB) e Santana Gomes (PRTB). Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), toda a chapa foi cancelada, o motivo foi a candidatura feminina ‘laranja’. O que resultou também na cassação de Márcio Carvalho, que ficou apenas poucas semanas na Casa.
As três vagas foram preenchidas por Paulo Magalhães (União Brasil), Igor Franco (Pros) e Welton Lemos (Podemos).