Com relatoria favorável de senador goiano, transporte pode se tornar gratuito em dia de eleição

10 agosto 2023 às 15h42

COMPARTILHAR
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira, 9, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante aos eleitores o acesso gratuito ao transporte em dia de eleição. A proposta, que agora será votada em Plenário, é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e recebeu parecer favorável do relator, Jorge Kajuru (PSB).
O texto aprovado pela CCJ assegura gratuidade dos transportes rodoviários coletivos urbanos, semiurbanos, intermunicipais e interestaduais e aquaviários. O benefício vale tanto no dia de votação do primeiro quanto do segundo turno da eleição.
Para Kajuru, o texto busca resguardar a normalidade e a legitimidade dos pleitos eleitorais. O parlamentar avalia que a obrigatoriedade do transporte público gratuito no dia da eleição impede o “abuso do poder econômico por parte dos candidatos que contratam e fornecem transporte particular com o objetivo de obter o voto dos eleitores”.
No entanto, o senador goiano reconheceu que a proposta terá impacto fiscal sobre os entes federados subnacionais. Nesse caso, narra ele, “será necessário que a União promova aportes de recursos aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios”.
“Parece-me adequada a previsão de uma lei ordinária que regulamente a matéria, para que ela venha a ter a devida efetividade”, concluiu Kajuru.
Leia também:
Kajuru leva empresários goianos a reuniões com o governo federal
Kajuru diz que história de corrupção vai impedir que Marconi seja eleito senador por Goiás