Com previsão de alta de 33,23%, Confederação dos Municípios quer MP que regule piso dos professores

Nova lei do Fundeb deixa sem regras o reajuste deste ano. Com base na lei de 2008, entidade sindicais estimam que o piso dos professores seria fixado em R$ 3.845,34

Com previsão de alta de 33,23%, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) quer a edição de uma Medida Provisória (MP) que regule o piso dos professores em 2022. A edição de uma norma presidencial com força de lei seria necessária sob alegação de que as regras do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), regulamentado em março de 2021, anularam os critérios estabelecidos por meio da Lei do Piso dos Professores, instituída em 2008. Como efeito, não há regras sobre o reajuste deste ano.

A ideia da CNM é que, pela situação de relevância e urgência, a MP estabeleça as diretrizes sobre o aumento dos vencimentos. A entidade, que tem representação político-institucional dos municípios junto ao Governo Federal e ao Congresso, reivindica que o Brasil tenha um mecanismo que garanta a correção salarial dos professores mesmo diante de indefinição sobre os moldes da nova lei do piso, que, para entrar em vigor, está condicionada ao aval do Congresso Nacional. “Essa nova formatação para a correção do piso tem de ser por lei. Hoje fica tudo no ar. De imediato, defendemos uma medida provisória, pois, enquanto em análise pelo Congresso para conversão em lei, tem vigência legal. Hoje, temos um vazio na legislação. Infelizmente, apesar de termos alertado isso, só agora essa definição está sendo buscada”, diz presidente da confederação, Paulo Ziulkoski. Com base na lei de 2008, entidade sindicais estimam que o reajuste deste ano fixaria o piso dos professores em R$ 3.845,34.

De acordo com o Governo Federal, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) busca de “subsídios técnicos” para elaborar uma nova proposta de lei que baseará o piso salarial do magistério. A CNM defende que esse novo desenho considere um piso norteado pelos último doze meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Essa sempre foi a nossa defesa, porque há um aumento real muito acima da inflação e do próprio Fundeb. Destaca-se que o piso hoje não serve apenas como remuneração mínima, mas, como valor abaixo do qual não pode ser fixado o vencimento inicial, repercute em todos os vencimentos do plano de carreira dos professores. Então o impacto é enorme e prejudica diretamente os investimentos em educação no país. Nós estamos na expectativa e a negociação é para que saia a Medida Provisória, porque nós não queremos o prejuízo dos professores, mas temos de compatibilizar esse entendimento”, destaca em nota divulgada.

O próprio Ministério da Educação já questionou a Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito do impacto do novo Fundeb no piso salarial dos docentes. À pasta, a AGU explicou que, agora, é preciso formular nova lei para tratar dos pagamentos mensais. “Um novo critério de reajuste tem sido uma bandeira defendida pela CNM há mais de 13 anos, que sempre lutou como uma de suas pautas prioritárias pela aprovação do texto original do Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos doze meses anteriores para reajuste do piso”, informa.

A Lei do Piso estabelece o percentual de crescimento dos dois últimos anos do valor anual mínimo nacional por aluno dos anos iniciais urbano do ensino fundamental do antigo Fundeb, fazendo referência à Lei 11.494/2007, expressamente revogada pela Lei 14.113/2020, do novo fundo.

143 respostas para “Com previsão de alta de 33,23%, Confederação dos Municípios quer MP que regule piso dos professores”

  1. Avatar Eli disse:

    CNM. Faça uma lei p que os professores passem 100 anos sem aumentar um real. Em contrapartida, Faça uma lei para todo dinheiro que seria p a educação, vcs gastam com o bel-prazer de vcs.

      • Avatar Jailton disse:

        Interessante que só causa impacto na economia os salários dos professores, o pagamento de auxílio Brasil, que fura teto de gastos, e fundo partidário de 5 bi não. Enquanto o entendimentos dos governantes for esse e o povo aceitar passivamente essa aberração, esse pais continuará sendo o lixo que é. Temos uma entidade que “representa os professores” que luta contra estes. Interessante que em nenhum momento se cogita tirar as regalias e os altos salários dos políticos. Isso é revoltante.

    • Avatar ELIANE SILVA SANTOS disse:

      Eles já fazem isso, enquanto isso nós ganhamos salários injustos, enquanto o fundo eleitoral é de bilhões, Brasil

      • Para o Fundao ,que eum.Absurdo,aprovam rapidamente,,tranquilos. Isto, não Gerais inflação. Estamos ha 5 anos sem qualquer reajuste. Salarios defasados. Profs aposentados, não teve nem uma ajudunha. Vejam os aposentados fo INSS. Terão até o 1t4 salario. Precisam os lutar e nos unir. Saber votar certo. Receber em dia e bom,mas é obrigação. 13 também. Não aguentamos mais 1 ano sem reajuste. Lembrem fós profs aposentados

    • Avatar Valdemir Ferreira da Silva disse:

      Comparem o salário de qualquer político no Brasil, mesmo em primeiro mandato, com o salário previsto para os professores, seres que formam em contrapartida com os seres que deformam… é uma falta de respeito sem igual. Pessoas que passam a vida a estudar para melhorar a vida dia cidadãos em contrapartida aos outros que passam a vida em surrupiar direitos destes. Façam uma reflexão!!!

    • Avatar Terezinha disse:

      Boa noite!
      Eli , isso é ironia?
      Não dá p acreditar q alguém por mais desinformado nesse planeta pense assim sobre a educação!

    • Avatar Rean disse:

      Como estou sem palavras.so posso aplaudir pá idéia q esses idiotas deveria fazer. Pois sou falta isso mesmo!👏👏👏👏👏

    • Avatar Daniela disse:

      Eli…. 100 anos sem aumento é desumano. Visto que um profissional passaria a vida inteira sem aumento. O que é isso? Trabalho escravo? Que todas as outras profissões fique cem anos sem aumento também, que os combustíveis; produtos alimentícios e convênios médicos fiquem cem anos sem aumentar também. Aff… e que você Eli fique cem anos sem aumento… Professor com curso Universitário que forma todos os cidadãos, porque todos nós passamos na mão de um professor, ser tratado abaixo de nada? As Nações que são potências, só são o que são, devido a importância que deram aos professores. Tenha piedade!

  2. Avatar ANA APARECIDA PATRICIO DE SANTI disse:

    Existe um prazo para estabelecer os novos critérios e valores?

    • Avatar israeë disse:

      Quamdo aprova o piso os prefeitos dizem que não vão pagar pois não tem dinheiro!

      • Avatar Monteiro jeane disse:

        Como não tem dinheiro se tem um sobra grande que teve que gerar em forma de abono para professores, porque a lei assim permitiu. Como senhores prefeitos não tem condições de pagar o piso? Era bom que nós professores não votasse nem em Presidente e muito menos em prefeitos e só votasse em deputados que estivesse do lado dos professores. Quer dizer que professores tem que trabalhar e ter sempre seu salário congelado.

    • Está in definição sobre o reajuste dos profs em 2022,vai até quando? Quanto tempo temos que esperar mais? Já são quase 5 anos de espera.
      Esperamos que nos dêem uma definição. Obrigada se responderr

  3. Avatar Lucimar disse:

    Imaginemmmmmm
    Nunca tivemos reajuste digno a não ser quando cobramos judicialmente…
    Uma vez!!
    Triste como a educação é is educadores são tratados no Brasil.

    • Quando o assunto é reajuste salarial de professores ,não sabe se de onde eles ,nossos governantes ,criam situações para impedir a aplicabilidade dos direitos dos educadores . É lamentável ,mas enquanto não se pensar em educação como prioridade , não há como uma nação ,se desenvolver integralmente .Para outros profissionais ,não vejo esse embate absurdo .Temos o pior piso salarial comparado com vários países ,até mesmo nossos vizinhos da América ,como Chile ,e outros , têm um piso melhor que o nosso e consequentemente ,um salário também .

      • Avatar SATONARSA ZANELLA disse:

        Pois pois . Só quando vem a decisão do reajuste dos professores se torna política mundial. Qualquer outro reajuste para políticos fundo eleitoral por exemplo tem dinheiro e sai rapidinho. Muito triste em constatar que trabalhei 30 anos na educação e todos esses 30 anos somos massacrados desvalorizados e ainda tem quem julgue em 2022. 3.850 salario impagavel. Alguem ainda pode olhar por nós?

      • Avatar Silvia Helena Ximenes Machado disse:

        Depois de um ano sem reajuste do nosso piso, ainda querem nos negar algo que é direito, muito triste e vergonhoso, os políticos do nosso país nãoo valorizam a educação. Nós nos dedicamos, fizemos o possível e o iimpossível para que o conhecimento chegassem aos nossos alunos nessa pandemia, e não temos nenhum reconheciento, é desmotivador! Senhores prefeitos, governadores, presidente, deputados e senadores ajam como políticos comprometidos e justos, parem de pensar só em vocês. Estamos cansados de sermos tão perseguidos.

  4. Avatar Magna disse:

    Quanta falta de respeito com a classe…

    • Avatar Jailton disse:

      O que a CNM quer nao pode ser chamado de reajuste, mas de correção salarial. Se basear o piso salarial em índice do INPC, manterá os salários dos educadores sem ganho real, ou seja, sem valorizacão da categoria, que hoje ganha bem menos de que outras categorias de nível de graduação.

  5. EDUCAÇÃO SEMPRE FOI DISCURSO E AINDA PARECE DISTANTE DE SER PRIORIDADE.
    ESSE CONTINUA SENDO O PAÍS DO FUTURO.
    HIPOCRISIA PURA. SALVE-SE QUEM PUDER

  6. Avatar Mauro Amazonas disse:

    🗣️ Já está na hora de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação serem valorizados.👍

    • Avatar Maria de Lourdes do Nascimento Alves disse:

      Concordo com você, chega de desvalorização com uma categoria que é base pra todas as profissões.# VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES JÁ.

      • Avatar Giovana disse:

        A Educação no Brasil é tão desvalorizado que eles querem que passam as crianças sem saber nada, ou seja, eles não querem pessoas pensantes querem pessoas que aceitam tudo que eles decidem. Mas nós sabemos do nosso direito e não somos ignorantes a ponto de saber que o que eles querem é roubar o nosso dinheiro desviando para outras coisas que beneficiam a eles mesmo.
        Infelizmente vivemos em um País que não dá valor a nossa profissão, enquanto em Londres os professores são respeitados pela a rainha Elizabeth.

      • Avatar Fabiana Oliveira disse:

        VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, JÁ!!!

    • Avatar simone soares disse:

      A conta não fecha, a maioria dos municípios além de pagar um salário indigno,não paga transporte e auxílio a alimentação. É uma vergonha, no momento me sinto órfã em relação aos meus direitos.

    • Avatar Cristiane Rezende disse:

      Verdade Mauro, trabalho em creche há 11 anos, sou monitora, ganho um salário mínimo e R$ 120,00 a mais de um quinquênio. Tenho sob minha responsabilidade diariamente 15 bebês, sou formada e ainda possuo mais duas Pós Graduações. Quem buscamos dialogar constantemente com o município de Pouso Alegre-MG e nunca tivemos o mínimo de valorização. É desmotivacional!

    • Avatar SONIA SCHEFFER MACHADO disse:

      Então o aumento salarial dos professores causará um impacto enorme nos investimentos em educação? Como assim? Sem valorização, sem aumento de salário por anos, nem mesmo as perdas inflacionárias, e a educação nesse país é um caos, pois os recursos nunca chegam nas escolas, são saqueados pelo caminho…agora, a educação sofrerá prejuízos? As contas ficarão altas? Por favor!!!!

    • Avatar Adriana Aluchna disse:

      A verba vai para os governantes e são desviadas para outros fins, esse país não valoriza a educação pq para votar precisa apenas assinar o nome e quanto mais estudo fica difícil de ganhar o voto.

    • Avatar Cloves disse:

      Fundo eleitoral tem dinheiro mais para reajuste do piso salarial dos professores nada pouca vergonha esse país não sei para quer um fundo eleitoral a meu ver população brasileira agora tem que pagar a campanha eleitoral isso que entendi por favor esclareça pois se for isso mesmo como disse acima é pouca vergonha

  7. Avatar Romualdo Mendes da Silva Neto disse:

    Não podemos deixar de sermos desvalorizados mais uma vez. Vamos lutar , é agora ou nunca!!

  8. Avatar Darci disse:

    CNM nunca defenderá os trabalhadores, pois quem garante os luxos deles são os prefeitos. Lamentável como a educação é tratada. Mas é fácil descobrir o porque do descaso. Educação não trás retorno imediato e por isso é relegada ao bel prazer.

  9. Avatar NEMIAS disse:

    Esses políticos vagabundos só querem lascas com o professor, no entanto quando é pra aumentar o salário deles, não tem argumento contra.

  10. Avatar Paulo Barbalho de Lima disse:

    Não querem dá o Reajuste do Piso Salarial dos Professores que é para sobrar para eles roubarem como estão fazendo agora. Alguns \prefeitos e Governadores pagaram em forma de abono e outro roubaram e diz que não sobrou. Claro que sobrou é porque querem negar para fazerem política gastando o dinheiro que pertence aos Professores.

  11. Avatar Sandra dos Santos Vieira disse:

    No mínimo que a classe merece e um valor digno mas para isso tem que lutar ou judicialmente ou lutando bravamenre com uma greve .De verdade não acredito que com a inflação nas alturas ainda tem parlamentares que são totalmente contra o reajuste da base 33,23% .
    Senhores parlamentares nos responda de quanto foi o aumento real de ajuda de custo de vocês esse ano.
    É porque reajuste salarial é totalmente independentes

  12. Avatar Jefferson disse:

    Vergonha CNM argumentos sem fundamento! Na verdade vocês sempre brincaram com os investimentos em educação!

  13. Avatar Prof. João disse:

    Vcs deveriam ter vergonha na cara …Na hora de o congresso voto os salários dos políticos e aprovado em 24h , na hora de aprovar o de quem faz a educação do Brasil é essa brincadeira…. eleição vem aí….

  14. Avatar Nadir Gonçalves Martins disse:

    Esse piso salarial para os professores é injusto, porque esse valor corresponde a carga horária de 40 horas. Sendo assim, apenas para os educadores infantis que trabalham em creche.
    A carga horária dos professores é de 20 horas. Então, o salário base precisa ser reajustado pensando nesta categoria de 20 horas.

  15. É uma vergonha esses políticos, querer distorcer a lei ou eles concede o aumento de 33,23% ou a educação não inícia nem as aulas, pela primeira vez que tivemos um reajuste digno querem barrar…..

  16. Avatar FRANCISCO Diniz Oliveira da Silva disse:

    Pra pagar o piso salarial dos professores falta dinheiro, mas para financiar campanhas eleitorais tem de sobra……

  17. Avatar Edna Márcia disse:

    Engraçado que a classe dos educadores são esquecidos como sempre no Brasil , enquanto que o salário da polícia o presidente não esqueceu nenhum detalhe pra dar aumento. Na realidade todos os educadores deveriam deixar de votar nos políticos que não se preocupam com a classe.

  18. Avatar Maria do Rozário Costa disse:

    Só fazem isso com os professores,muito cedo essa cambada tiveram aumento absurdo

  19. Avatar marlene fernandes de carvalho disse:

    O nosso piso tão difícil pra conseguir caindo por terra, muito triste.

  20. Avatar Maria Fatima disse:

    Por que quem mais precisa ser valorizado vive sem condições de sobrevivência digna, já que como acontece em São Paulo, os professores não têm aumento há 12 anos e o governador Dória ainda coloca desconto para os aposentados e faz propaganda dizendo que da aumento. Politicagem que como tufo que ele diz, não merece crédito.

  21. Avatar Admilson disse:

    A CNM tá inquieta com a valorização dos profissionais em educação. É uma instituição com um compromisso bem claro, bem definido, criar estratégias para que prefeitos fiquem livres para fazer farra com recursos públicos como quiserem. Só isso. Compromisso com o desenvolvimento da educação ou do país é zero. Só no Brasil pra existir tamanha aberração política.🤦‍♂️

  22. Avatar Robson de Fortaleza Ceará disse:

    Enquanto o mundo investi em educação, cada vez mais e mais, no Brasil é questionado a valorização do profissional de educação. Uma categoria massacrada há anos, tenham misericórdia, respeito e dignidade. Na desculpa de investimento em educação é há anos temos visto o professor passar por tantas humilhações.

  23. Avatar MARIA AURIDEA CANTANHEDE disse:

    Os professores serão reconhecidos , valorizados e respeitados neste país,quando a EDUCAÇÃO for prioridade …

  24. Avatar Carmen disse:

    Como todo trabalhador, principalmente na nossa profissão, onde todos passam nas mãos de um professor, merecemos esse reajuste… será que, só os políticos merecem? Já que só trabalham em prol do seu bem estar e de sua família?

  25. Avatar Vagna Maria de Oliveira Almeida disse:

    Eu fico sem palavras diante de tanta injustiça com a classe dos educadores! Aposentei em 2016, há 6 anos sem um centavo de aumento!!!! Vergonhoso um país que não valoriza a educação!

  26. Avatar Robson Calazans Fortaleza Ceará disse:

    Não podemos e não nos calaremos diante de uma vergonha dessas. Prefeitos que nada fazem pela educação, vir com um discurso de valorização da educação. Enquanto isso inúmeros aumentos, auxílios de tudo (terno, gasolina, viagens e etc…) Tenham a consciência. Nesse país quando se fala em professor, todos tem logo pena….. PROFESSOR NAO SE CALE, COMENTE AQUI ! PRECISAMOS AGIR.

  27. Valorizar a Educação e deixar de pensar no bem estar desses políticos que não segurem critério nenhum no momento do aumento de seus salários… Isso sem falar nas regalias… Realmente é um absurdo questionar o nosso aumento, quando deveria ser implantado imediatamente… A educação deveria ser algo prioritário e não um favor… Vamos lutar pelos nossos direitos até o fim… Valorização sem questionação…

  28. Avatar Ana disse:

    Foi constatado nessa pandemia que um aluno não aprende sem um professor para ensinar….mesmo assim a valorização do professor não ocorreu….esse é o nosso país…

  29. Avatar Janice Silva disse:

    Com esse governo nunca haverá uma valorização aos profissionais da educação, graças à Deus que ele não será mais eleito, esperamos que o próximo presidente valorize esta classe

  30. Avatar Alzira Spinasse Scarpati disse:

    Só falta isto: Depois de grande perda na educação devido à pandemia, o magistério começar greves para ter reajuste. E olha que o Brasil se destaca como um dos países que pior paga seus professores. A Educação Básica pede socorro.

    • Não como senhor Bolsonaro, é candidato reeleição com propostas desse com a educação isso é ridículo senhor presidente tenham mais dignidade com os profissionais da educação triste todos vcs se fosse ,
      Professores reflita sobre isso que senhor fazendo seja mais coerente. Boa noite *nos somos professores somos sofredores aqui?

  31. Avatar DEIZON COELHO DA SILVA disse:

    Uma vergonha um artigo deste. Praticamente 02 anos sem aumento, provimentos básicos que um ser humano precisa ter diariamente, subindo a cada dia e nos dias finais vem com esta alegação para não reajustar os nossos salários?! Agora sim podem passar de 4,9 bilhões para 5,7 bilhões de reais o fundo para campanhas políticas, pois, não irá prejudicar o Brasil. Agora o percentual que é de direito, este sim, pode prejudicar os investimentos na Educação Brasileira.

  32. Avatar Antonio Mesquita disse:

    Matéria equivocada ou feita sob encomenda pela CNM.

  33. Avatar Jair Fernandes Mota disse:

    A CNM só defende os aventureiros os prefeitos que entram e sai e os educadores que se lasquem que absurdo essa ideia de colocar o piso dos professores atrelado ao INPC e por isso que no futuro não haverá mais professores em sala de aula por causa dessas humilhações com a classe hoje ninguém quer mais fazer uma licenciatura devido a falta de respeito pelos profissionais da educação é uma falta de vergonha esse bando de prefeito que não reconhece o valor de um professor mas para o fundo eleitoral liberam ao mais de cinco bilhões isso que é uma falta de vergonha. Professor precisa ser valorizado no bolso não é com programas com encheção de linguiça não. Educadores não se calem se manifestem vão pras ruas cantem gritem vamos pra cima.

  34. Avatar Euda Maria da Silva disse:

    Há seis anos sem reajuste no salário do professor no município de Ibateguara, Al. e nada é feito para mudar essa situação, nem rateio foi feito aqui.

  35. Avatar Cleonice Edirene Barral disse:

    Quando se trata de aumento da classe politica é rápido, objetivo e com percentual acima da inflação milhares de vezes.. Os professores estão a dois anos sem reajustes. Da forma que anda as coisas tá mais prático abandonar a carreira e vê como o governo vai formar novos profissionais, pois é humilhante para a classe tanto pouco caso!

  36. Merecemos um reajuste digno. Porque não brincamos de ser professor

  37. Avatar Júnio César de Oliveira disse:

    Infelizmente esses politicos corruptos fazem de tudo para desvalorizar os trabalhadores e trabalhadoras em educação. Respeitem àqueles que dedicam à educar e preparar o cidadão. Respeitem os professores. No Brasil o professor ganha muito mal diante da tamanha responsabilidade de formar cidadãos críticos e reflexivos diante de uma uma sociedade tão injusta e tão desumana.

  38. Avatar Neila Garcia Rocha disse:

    Todos reclamam do salário da remuneração do professor,o que concordo plenamente. Mas o que percebo é que querem responsabilisar o atual Governo Federal. Mas, a desvalorização da profissão ,a formação de professor,o respeito ao que ele representa para a sociedade,vem ocorrendo a mais de 40 anos. Que possamos,como muitos temos , termos orgulho de nossa profissão e recebermos o respeito e o salário digno ,da mais importante profissão em uma Nação,que é inicialmente, a do Professor da Educação Básica. Tudo se inicia da boa formação do individuo. Vamos,além do bom salário ,em busca destas mudanças,que acredito fazerem parte também do novo governo federal.

  39. Avatar Elcione disse:

    Nós profissionais da educação só seremos valorizados quando nos conscientizarmos que o voto nulo fará grande diferença nas urnas se nos omitimos às essas vergonhosas leis do Brasil.

  40. Avatar Wellinton disse:

    Um país que não valoriza o professor é um país que investe na decadência do povo. Triste!

  41. Avatar Maria da Costa Barbosa disse:

    Meu Deus, até parece que esses “” seres desumanos nunca passaram por um professores. Professor é profissão” política não” Façam lei pra vcs políticos viverem só com o salário mínimo seco sem gratificação.. Tirem suas regalias…

  42. Avatar Beatriz disse:

    Isso é vc um absurdo. A categoria mais desvalorizada do Brasil principalmente aqui em MG. Quando pensamos que tudo vai se acertar, v os interesses políticos de desmonte da educação para ferrar com tudo. Este reajuste ainda é o mínimo que precisamos. Sou a favor de começar fevereiro com greve dos professores da educação básica.

  43. Avatar Henrique disse:

    Acredito que nosso piso salarial deveria ser extinto mesmo e criar um novo piso para os professores equiparando nossos salários ao dos prefeitos e governadores. Seria mais justo.

  44. Avatar SONIA SCHEFFER MACHADO disse:

    Então o aumento salarial dos professores causará um impacto enorme nos investimentos em educação? Como assim? Sem valorização, sem aumento de salário por anos, nem mesmo as perdas inflacionárias, e a educação nesse país é um caos, pois os recursos nunca chegam nas escolas, são saqueados pelo caminho…agora, a educação sofrerá prejuízos? As contas ficarão altas? Por favor!!!!

  45. Avatar Valdene Leoniza de Carvalho disse:

    Façam uma para candidatar para prefeito quem tem compromisso com à educação pq vca só têm compromisso com o bolso, eu desafio ficar em uma sala com 25 crianças de 06 anos ganhando uma miséria

  46. Avatar Lindaura de Arnizaut Monção disse:

    Sabemos que os políticos não respeitam os profissionais da adubação, não oferece incentivos e nem têm interesse algum que a população fique esclarecida, pois assim é bem mais fácil de manipulá-los. Repudío muitos políticos do nosso país 😤

  47. Avatar Nilcelia disse:

    A desvalorização dos professores é tão grande que ,aqueles contratado é que já tem mas de 20 anos exercendo a profissão na educação não é reconhecido,e trabalha igual um efetivo ,:deveria não ser assim :os professores contratado não direitos e não são beneficiado em nada até o Salário e baixo e todos são formados em faculdades .Gostaria que o presidente mudasse essa situação no Brasil

  48. Avatar Adriana disse:

    Está CNM diz que os municípios não podem arcar com o aumento, isto é uma grande mentira. O que os políticos desejam é que o professor desista de educar, e assim os alunos, alienados e ignorantes, servirão como vassalos em suas mãos. Esta classe vai lutar, e nós iremos ganhar o aumento, conforme a lei que o Lula criou,pois ele se preocupou em dar dignidade ao professor.

  49. Avatar Marina Silva disse:

    Triste e sabido que as pessoas que trabalham em prol da educação, vão pagar 16 mil reais, para outra pessoa, fora da cidade, vir ensinar os professores pós graduados, etc a ler, ao invés de valorizar profissionais gabaritos que SBO tem e dar os devidos aumentos salariais no qual é de direito nosso. É super desanimador, desmotivante ser desta área.

  50. Avatar Priscila disse:

    Não só professores, mas TODOS os profissionais da educação.

  51. Avatar Asdrubol disse:

    Salario do magisterio quebrará os municipios. Nao desistem de repetir essa canalhice ! É pra sobrar mais pros esquemas dos bandidos de gravata . Ô raça !

    • Avatar Flávio disse:

      Tá na de sairmos do campo das ideias, e irmos para as ruas, cobrar da maioria desses políticos nefastos do congresso nacional, para que impeçam que destruam o nosso piso salarial do magistério seja rebaixado.

  52. Avatar Suse Gomes disse:

    É uma vergonha como alguns políticos tratam a educação…precisam lembrar que o professor é um profissional que merece respeito e valorização. Lembrem -se que pelas mãos desse profissional, todos passaram. Façam valer o voto que vocês receberam.
    #pisonacionalja#

  53. Avatar Hugo Falcão disse:

    Essa CNM quer é folga pra usar do jeito que bem entender o dinheiro que deve ser usado com os professores. Sempre falam em valorizar a educação, porém professor nunca deve receber um salário digno. Absurdo.

  54. Esse país é uma piada! Ficam discutindo uma lei até aprová-la e depois retornam a discussão pra retroceder!
    Esse desgoverno acha que o piso do magistério vai falir o Brasil! Deveriam cortar as verbas dos político!

  55. Avatar Iraci disse:

    Isso é um absurdo, desses governantes, junto com justiça, fazem dos professores, qualquer coisa, menos trabalhadores dignos de receber salário digno mais graças a Deus esse ano é ano de eleição, vamos detonar todos eles…

  56. Avatar ETIENE DE SOUSA Silva disse:

    Que vergonha este país, onde professores não são respeitados, valorize os professores eles são os pilares deste país. Piso salarial dos professores já!!

  57. Avatar Alex Gomes disse:

    Vergonha essa matéria. Falem a verdade. O próprio programa é para Valorização do magistério conforme metas internacionais da educação. Esses pagamentos visam equiparar um dia o piso dos professores ao valores praticados internacionalmente. Não é privilégio mas sim direito dos professores. Esse argumento acima já foi vencido inclusive judicialmente.

  58. Avatar MARIA HELENA DE AGUIAR SOUZA LIMA disse:

    Piso dos professores é terra sem lei.

  59. Avatar Lourdes Sousa disse:

    Espero um reajuste digno

  60. Avatar Willyane Suehden Gonçalves Mariano da Silva disse:

    A lei do Fundeb é a lei que determina a destinação dos recursos do fundo. A lei do piso é a lei que determina como o salário do profissional do magistério será calculado. Uma não destitui a outra. Não se faz necessário uma nova lei. Apenas ser cumprida a lei existente.

  61. Avatar SERGIO RAIMUNDO LOUREIRO SILVA disse:

    SE A EDUCAÇÃO FOSSE UMA PRIORIDADE DESSE PAÍS, NÃO FICARIAM PENSANDO EM VALORIZAR.

  62. Avatar Lenice S Fusco disse:

    E como fica a situação doa professores aposentados da rede estadual de SP ? Estamos ha 8 anos sem reajuste nenhum. Além disso estamos sendo descontados Novamente a previdência! Estamos pedindo socorro!

  63. Avatar Antonio Celso Mello dos Santos disse:

    Os políticos tem que tirar a mão do dinheiro da educação, chega de fazer rachadinha entre os “contratados”.

  64. Avatar FRANCISCA MARIA SANTOS E SILVA disse:

    O intrigante é que no ano passado não teve nenhum reajuste e nenhum prefeito se manifestou ,agora que o reajuste vai beneficiar o magistério, estão se reunindo em caravanas ,conchavos etc.

  65. Com certeza, o novo fundeb não daria um percentual que o pais não pudesse pagar asprofessores , e só cortar as regalias dos políticos que são tratados como monarcas em nosso país, sim a valorização dos professores, que se cumpra a lei do piso atual.

  66. Avatar Jailton Assunção de Souza disse:

    Os profissionais da educação, através das suas lideranças comprometidas, fazer um manifesto nacional e dar uma resposta “dura” a esses que não valorizam os profissionais.

  67. Avatar Francisco Edson Gomes da Silva Filho disse:

    A que ponto chegamos em nosso país? Pq nós professores somos tão desrespeitados e tão desvalorizados pelos Governos? Ou vcs acham senhores e senhoras governantes que o professor que a Educação não mereça ser valorizados? Afinal de contas não estamos pedindo nada de mais, apenas que nos respeitem e nos valorizem financeiramente porque damos aulas com amor mais tambem precisamos dignidade financeira.

  68. Avatar Alex Nascimento Araújo disse:

    Está na hora dos políticos fazerem uma lei atrelando o salário dos professores ao dos deputados e senadores, aí sim acaba com todas as polêmicas.

  69. Será mais que justo um reajuste digno depois de quase dois anos sem aumento salarial.

  70. Avatar Anazélia Campelo disse:

    Ensinar e ao final do ano, ter realizado um trabalho bem feito com 30 a 40 alunos por turma, com realidades totalmente diferentes, não é tão fácil como muitos dizem. A profissão de docente é muito complexa! E para receber um aumento anualmente, tem que passar por muitas humilhações. Cadê a valorização desses profissionais? Uma educação de qualidade, exige professores melhor remunerados.

  71. Avatar José Ivaldo Delfino dos santos disse:

    E preciso que todos professor se una,para cobrar aquilo que é nosso,nada de política ou politiqueiro, é sim diretos nosso.A hora é essa de.parar tudo.

  72. Avatar Raimunda Ferreira de Sousa Madeiros disse:

    É muito interessante as coisas deste país, p o fundo partidário ñ falta recursos, no entanto, p aplicação em educação há vários entraves. O 1° deles é a falta de interesse em melhorar as condições de trabalho e segue com ………..
    No entanto, daqui há pouco surgiram vários salvadores da pátria e depois esquecem o q foi dito ou proposto.

  73. Avatar Rosilda disse:

    E triste o descaso desse governo com os profissionais de educação .

  74. Avatar Antônio Merencio Barroso Filho disse:

    A lê suplanta uma medida provisória, só que está lei foi construída má. Em benefício dos Estados , DF e Município.
    Infelizmente só se elegem com educação e saúde e depois ? Vamos implementar essa MP nos agentes políticos.kkk

  75. Avatar Gedeon roque de sousa disse:

    Quando é pra reajustar os salários dos professores fazem a maior confusão mas quando é pra aumentar o salário deles são rápidos. Enquanto os professores não se unir vamos ser sempre massacrados por essa gente.

  76. Avatar Antonio Valdemir Brasil Correa disse:

    Ainda vemos na televisão muitos elogios sobre os docentes. Mas valorizar que é bom nunca somos. Deputados ganham o quíntoplo a mais do que ganha os professores e trabalham 10 vezes menos que os professores e são 10 vezes mais valorizados. Professores se quiserem ver algo melhor em suas salas, tem que tirar do bolso, não tem nenhuma ajuda. Enquanto os políticos ganham muito por cada viagem, cada reunião extra é tudo e por conto do estado. Mas para dar aumento aos professores a resposta é sempre (não).

  77. Avatar Verônica ANTUNES disse:

    Queremos VALORIZAÇÃO! O que vocês acham de receber menos do que um vereador que nem sabe Ler DIREITO. Estamos na nossa cidade vivendo uma saga para recebermos o RATEIO do FUNDEB. A educação no Brasil não tem valorização. Nós professores somos a senzala da escola. A PANDEMIA mostrou como é o ensino sem PROFESSORA OU PROFESSOR! SOMOS HERÓIS SEM CAPA!

  78. Avatar José Ribamar Gomes Costa Junior disse:

    Interessante! Sempre é nesse alvoroço na hora de reajustar o salário dos professores, é a mais dura realidade esse descaso, sou professor já há 20 anos e sempre vejo esse mais do mesmo, dificuldade imensa para reajustar salários e a forte campanha de degradação da nossa imagem, principalmente durante a pandemia, no período de aulas não presenciais

  79. Avatar José Ribamar Gomes Costa Junior disse:

    Interessante! Sempre é nesse alvoroço na hora de reajustar o salário dos professores, é a mais dura realidade esse descaso, sou professor já há 20 anos e sempre vejo esse mais do mesmo, dificuldade imensa para reajustar salários e a forte campanha de degradação da nossa imagem, principalmente durante a pandemia, no período de aulas não presenciais.

  80. Avatar Francisca das Chagas disse:

    Interessante, certamente a (CNM), também tentou impedir o reajuste salarial de seus membros ou pelomenos as regalias. É triste ver o quanto os professores são desdesenhados, mal remunerados, desvalorizados mesmo.

  81. Avatar Márcia disse:

    Enquanto não levantarmos uma greve geral esses vagabundos não vão tomar uma atitude. O safado do Bolsonaro prometeu reajuste parados cabides dele agora que nos roubar.y

  82. Avatar Joilma Alves Carneiro disse:

    Somos nós que formamos todos os profissionais que fazem o país avançar, inclusive os políticos.
    Está na hora de valorizar o professor!
    Já estou há 30 anos na educação e só vejo a desvalorização da classe

  83. Avatar Cloves disse:

    Fundo eleitoral tem dinheiro mais para reajuste do piso salarial dos professores nada pouca vergonha esse país não sei para quer um fundo eleitoral a meu ver população brasileira agora tem que pagar a campanha eleitoral isso que entendi por favor esclareça pois se for isso mesmo como disse acima é pouca vergonha

  84. Avatar Ariadne disse:

    Decepção… Essa é minha palavra 😪 nós professores somos tratados como lixo 😭

  85. Avatar Cristiane de Santana Simões disse:

    Trapaceiros !!!! Último reajuste foi em 2019 e ainda bem querer passar a mão na verba da educação. O Fundeb mudou , mas recursos entrando e valorização profissional. Tenham vergonha e cumpra a lei

  86. Avatar Lu disse:

    Esse governo mequetrefe só serve para atacar a educação, esses governantes querem fazer mudanças como se o cargo deles fossem vitalícios, isso é só mais um golpe na educação que já vem sofrendo desde a posse desse desgoverno.

  87. Avatar Androcles Lima Souza disse:

    Servidores públicos deveriam ser reajustados da mesma naneira utilizando critérios tais como: dedicação, competência, nível de escolaridade entre outros que se façam necessários.

  88. Avatar MARIA HELENA DA SILVA disse:

    O reajuste do Piso do Professor nao poderia desaparecer como cinzas ate porque os Professores Aposentados com Paridade (Inativos) receberia conforme os reajustes que houver aos Servidores da Ativa.
    Ja o Fundeb é pago aos Professores da Ativa.Aposentados ainda que com Paridade nao recebem.O ideal é que seja revisto tais legislaçoes.
    Nao e justo que uma nova lei retire direitos de outra.

  89. Esse governo é desacreditado. Nunca consegue elaborar algo realmente consistente. Só sabem acabar com aquilo que já foi criado. Em nada me surpreende mais essa pedalada de Jair Bolsonaro. Só esquecem que a educação tbm elege esses sanguessugas do poder público. Uma vergonha!!!

  90. Avatar Denilson Valeriano disse:

    Fundo Eleitoral de quase 6 Bilhões de reais pode. Agora conceder um reajuste digno de 33,23% para os professores é esta batalha de titãs. É uma verdadeira vergonha para esta nação que almeja um dia fazer parte dos países desenvolvidos.

  91. Avatar Nayvana disse:

    Para aumentar o salário dos Profesores é um dilema. Enquanto, Deputados, Senadores, ganham absurdos para fazerem nada. É hora de lutarmos pela nossa causa, defendemos os nossos direitos. Precisamos estar representados e sermos valorizados. Pois, desvalorizar o Professor é ferir a sociedade.

  92. Avatar Divina Honorato dos Santos Paula disse:

    Meu Deus !…Acho que não seria necessário , tudo isso seria apenas cumprir a lei, nós trabalhamos tanto, estudamos, preparado para desenvolver melhor cada dia nosso trabalho, nunca fomos valorizando, só cobranças e mais cobranças, cada ano aumenta mais as exigências, temos que trabalhar dia e noite, finais de semana e quando é para aumentar um pouquinho nosso salário colocam tantos obstáculos…No Brasil existe duas soluções para educação nós continuamos passando necessidade e ninguém optar por essa profissão a partir de agora. Será que os governantes será capaz de viver com esse salário? Vocês se lembram como aprenderam a ler e escrever? Temos filhos, netos, remédios, alimentação, água e energia, tudo depende desse salário que vocês acredita ser tão alto e que nós não merecemos. Se não está mendigando como nós é porque vamos a urna.

  93. Avatar Denise Aparecida de Souza disse:

    Concordo plenamente.

  94. Avatar Paula Oliveira disse:

    A nova lei do fundeb não substitui a lei do piso…. simples cumpram a lei!!

  95. Avatar .Tânia Colares disse:

    Sou funcionária pública da SEEDUC ,como trabalho há 34 anos e já tenho ,curso superior e o meu vencimento são 782,01 uma vergonha para p meu país para a área educacional.

  96. Avatar .Tânia Colares disse:

    Sou funcionária pública da SEEDUC ,hamaisde 30 anos, vencimento 782.01uma vergonha para nosso país,sem inventivo
    Nós queremos ser respeitado

  97. Avatar Joaquim Neto disse:

    Greve geral na educação básica. Valorização da educação JÁ . Abaixo Bozo

  98. Avatar Wiliam disse:

    A CNM diz que esse reajuste atual de 33.23% invibializa investimentos em educação , aí eu pergunto quando foi investido em educação ? Esses canalhas querem dinheiro sobrando para gastarem com obras que atraem votos , a lei garante a valorização dos professores é assim que diz a Meta 17 da PNE . Não aceitaremos golpe desses canalhas

  99. Avatar Gladys Lacerda Moura disse:

    É simples, se a classe fosse unida! Paralização nacional , sem nenhum professor oportunista para fazer substituição. Aí saberiam o valor e a falta do professor. Vergonha! Quando querem aumentar os seus salários basta anoitecer para amanhecer tudo aprovado.

  100. Avatar Elias torres Dias disse:

    Se um país não coloca a educação como ponto primordial para seu desenvolvimento infelizmente o destino é só regresso, parece que investir na educação ainda é um grande problema no Brasil.

  101. Avatar Ilza disse:

    “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.”

    Simone de Beauvoir

  102. Avatar Sammos disse:

    Isso é um absurdo, uma vergonha, desvalorização total, falta de respeito com a educação do nosso pais, governo genocida…governo ante povo , ante educação muito triste, lamentável!!

  103. Avatar Valdir Nivaldo da Silva disse:

    Meu Deus isso é uma vergonha para a educação do Brasil, qual a motivação que o profissional terá no retorno do ano letivo,diante de tal situação.

  104. Quanta injustiça com os professores. Tem razão da educação está péssima. E profs aposentados,que deram a vida para a educação,. Como ex ,eu trabalhei 40 anos,fui dedicada,nunca tirei licenca ,estou também 5 anos sem reajuste.. Não recebemos nenhuma ajuda durante a pandemia. Governo federal da 14 salário e,nos,com está inflação, remedios sô encarecem,tudo sobe. Muita injustiça para com todos nos profs

  105. Avatar Roberta disse:

    Quem falou sobre o abono que foi cedido aos professores eu não vi a cor do dinheiro, um município ao lado do qual trabalho recebeu, mas nós não. Os prefeitos fazem o que querem em suas prefeituras e temos sindicatos bons e outros péssimos que são amiguinhos dos gestores da cidade. Não tenho esperança que no município que ministro aulas me dê aumento. Um país que trata a educação assim nunca vai para a frente. Nosso salário deveria ser equiparado aos dos outros trabalhos com mesma escolaridade. É um absurdo um piso de 40 horas semanais ser de 2800 e pouco. Somos cobrados e quem fica na Educação fica por que tem o dom. Então senhores governantes nós queremos respeito e salários dignos para trabalhar, não estamos pedindo absurdos, mas sim uma consideração que nos foi tirada a muito tempo.

  106. Avatar Benedita Denise Pena disse:

    Falam muito mas a maioria esquece dos aposentados. O Dória tem intenção de dar abono. Isso significa que aposentados estão de fora mas não esqueçam que quando os ativos se aposentarem, será com uma miséria porque abono é retirado. Somos tratados com descaso e votos contra até pelos nossos sindicatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.