Prefeitura de Goiânia aplicou multa e busca nova empresa para entrega da unidade de Saúde

CIAMS do Jardim América segue com obras paralisadas | Foto: Divulgação

Moradores do Jardim América estenderam uma faixa cobrando reabertura do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do bairro. As obras, de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no local, seguem paralisadas desde pelo menos 15 de maio, quando a empresa responsável abandonou o projeto.

A Prefeitura de Goiânia acionou a empreiteira na Justiça e busca iniciar novo processo licitatório. A entrega da UPA estava prevista para agosto do ano passado.

O problema se iniciou com o pedido de aditivo da empresa Art Construtora e Incorporadora Eireli, que alegou que o projeto continha erros que requeriam acréscimo ao orçamento inicial. Na época, um responsável pela empresa atribuiu os erros à Prefeitura.

Abandono

Além disso, segundo informações da Prefeitura, houve um desentendimento interno e dissolução societária da empresa. Assim, a empreiteira abandonou as obras.

Diante disso, em outubro, a Prefeitura aplicou uma multa no valor de 2% do contrato, o que é o equivalente a R$ 61,9 mil, além de declarar a empresa inidônea para licitar ou contratar com a administração pública.

A Prefeitura chegou a buscar a empresa segunda colocada na licitação, mas não houve interesse pela obra. Assim, um novo processo licitatório para dar continuidade à reforma e ampliação já está em andamento na SMS. A Secretaria informa que todo o processo segue os trâmites e prazos legais.

A unidade de saúde está fechada há pelo menos dois anos, quando tiveram inícios as obras para construção da UPA. Assim resolveria grande parte das urgências e emergências, reduzindo a demanda por internação hospitalar.

Segundo o projeto, a UPA Jardim América será maior do que o antigo Ciams que funcionava no local, com uma ampliação de 1.144,73 m² e área total que atingirá 2.216,45 m².

O Jornal Opção buscou resposta da incorporadora, mas não obteve sucesso. O canal está aberto para manifestação da empresa.