Com novo decreto, embarque prioritário continuará valendo na capital

Ação que visa reduzir o fluxo de pessoas nos transportes coletivos de Goiânia será aprimorada a fim de se tornar ainda mais eficaz

A Secretaria Geral da Governadoria (SGG), anunciou nesta segunda-feira, 29, que a medida do embarque prioritário nos ônibus da capital continuará valendo após o dia 31/03, data em que termina o período de restrição de atividades imposto por um decreto estadual. 

Para que a eficiência da medida seja maior, a SGG articulou a implementação de medidas adicionais a ela. A partir da próxima quarta-feira, 31, os usuários que tiverem testado positivo para a covid-19 terão seus cartões Fácil/Sitpass bloqueados automaticamente nas catracas de ônibus e terminais, ficando impedidos de circular por esses locais pelos próximos 15 dias. 

Além disso, aqueles que tiverem tomado a segunda dose da vacina contra o coronavírus, ficarão livres para circular por terminais e ônibus em qualquer dia e horário, após 15 dias da tomada do imunizante. Isso se dará por meio do mecanismo de cruzamento de informações contidas no banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do sistema do Cartão Fácil/Sitpass. 

Outra mudança que deverá ser implementada é a necessidade de comprovação no cadastro emergencial. Isso significa que os usuários que fizerem a solicitação do embarque prioritário terão um prazo de 48 horas para apresentarem o comprovante de que exercem alguma atividade essencial. “Nós, num primeiro momento, demos a oportunidade para que as pessoas que não tivessem algum documento ou crachá fizessem apenas uma justificativa, mas tivemos um excesso na quantidade de justificativas.”, explica Adriano Lima, titular da SGG. 

Adriano ressalta ainda que essa não deve ser entendida como uma medida que impede as pessoas de trabalharem, mas sim como uma tentativa de redistribuição do fluxo de passageiros, a qual está de acordo com o escalonamento das atividades econômicas que entra em vigor. 

Horários e contatos

O bloqueio eletrônico vale para os horários entre 5:45 horas e 7:15 horas da manhã e também para o período entre 16:45 horas e 18:15 horas da tarde. O cadastro para o embarque pode ser feito no site www.rmtcgoiania.com.br/embarqueprioritario e o telefone para contato com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), é o 0800 648 2222. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.