Com Naves na direção, Republicanos em Goiás entra em nova fase e dá fôlego a Rogério Cruz
26 setembro 2023 às 16h31
COMPARTILHAR
*Ton Paulo
A chegada do prefeito anapolino Roberto Naves ao Republicanos nesta terça-feira, 26, além de ter pegado muitos de surpresa, parece já ter dado início a uma nova fase do partido, principalmente nas articulações em Goiânia. A legenda, que vinha de uma relação turbulenta com seu membro mais destacado na capital goiana – o prefeito Rogério Cruz – chegando a cogitar um desembarque do governo municipal, agora deve focar no trabalho de fortalecimento de seus nomes do Estado e articular movimentações a nível nacional.
O primeiro ato de Marcos Pereira, presidente do Republicanos e vice-presidente da Câmara dos Deputados, logo após a confirmação de Naves como o novo presidente estadual do partido foi justamente o de tranquilizar as lideranças regionais quanto à independência de cada um.
Uma das que receberam a ligação do presidente nacional foi a vereadora Sabrina Garcêz, presidente do Republicanos em Goiânia. Pereira garantiu à parlamentar que a mesma descentralização e autonomia construídas sob a direção de Hildo do Candango seriam mantidas sob a direção de Naves (que substitui Candango em um momento em que o ex-prefeito de Águas Lindas enfrenta problemas familiares).
Outro ponto que Naves já teria deixado claro foi o de apaziguamento com Rogério Cruz. Segundo Sabrina Garcêz, a relação dos dois “é das melhores possíveis”. Vale destacar que até poucos dias atrás, diante da insatisfação de Candango, houve o risco do prefeito ficar sem seu próprio partido na gestão.
Duas pastas já estariam na mesa de negociações para o Republicanos – uma resposta direta à falta de espaço para o partido na reforma administrativa de Rogério – para selar de vez a reconciliação com o prefeito. São elas: o Escritório de Prioridades Estratégicas e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Republicanos e Caiado?
A troca de Hildo do Candango por Roberto Naves no diretório estadual teve dois principais motivos: o primeiro, problemas familiares de Candango. E o segundo, a exímia capacidade de articulação de Roberto Naves, tendo em vista as intenções, a nível nacional, do Republicanos.
Acontece que o partido tem feito acenos de que pode tomar para si o nome de Ronaldo Caiado para a presidência. Na última segunda-feira, 25, em participação no programa Roda Vida, Marcos Pereira, apesar de ter mencionado Tarcísio de Freitas, citou o governador de Goiás como um dos nomes da direita com maior força para 2026.
“Os nomes da direita seriam Ronaldo Caiado, governador de Goiás, Ratinho Júnior do Paraná, Romeu Zema de Minas e a ex-ministra Tereza Cristina”, afirmou.
Vale lembrar que Naves e Caiado, além de amigos, são grandes aliados políticos e podem, sim, construir uma aliança que leve a uma caminhada conjunta em 2026.
Leia também:
Roberto Naves assume Republicanos em Goiás
Presidente do Republicanos cita Caiado como substituto da direita para 2026
De figurante no PP à líder do Republicanos: Roberto Naves vira o jogo político