O União Brasil oficializou, no começo da noite desta segunda-feira, 5, a candidatura de Sandro Mabel à Prefeitura de Goiânia. O tema do discurso de Mabel foi a pressa para “arrumar o estrago que fizeram na cidade”. A convenção partidária, que ocorreu no Espaço Dois Ipês, no Setor Jaó, também consolidou a tenente-coronel Cláudia Lira (Avante) como vice na chapa majoritária.

A composição da chapa ficou com dez partidos: UB, MDB, Agir, Podemos, DC, AVANTE, Republicanos, PP, Republicanos e PRD.

Ronaldo Caiado e Sandro Mabel na chegada da convenção do União Brasil e partidos aliados | Foto: André Costa/Reprodução

“Vamos arrumar a cidade para as pessoas e fazer uma grande rede de proteção às mulheres e elas vão tomar conta da cidade”, disse durante coletiva à imprensa. O candidato apontou que a sua indicação e a escolha do nome para a vice chegaram através de pesquisas qualitativas internas que demonstraram o perfil que o eleitor goianiense quer para a cidade. “As pessoa queriam um vice que se o prefeito faltasse o vice poderia tomar conta. Ela é uma coronel com mais de 30 anos na Polícia Militar e ela tem essa formação no setor administrativo e logístico e é uma mulher capaz de fazer uma boa gestão”, pontuou.

Questionado sobre a possibilidade de trazer o apoio de outros candidatos, em referência à Vanderlan Cardoso (PSD), Mabel lembrou da amizade com o senador, mas cobrou a permanência dele na Câmara Alta. ” Eu não quero jogar meu voto fora, ele é um bom senador. Agora vou rasgar meu voto para ele se eleger prefeito e nós perdermos um senador, acho que não é inteligente isso. Eu sou mais velho e mais experiente que ele em gestão e ele como senador está indo bem”, cutucou.

Crise no PP

Conforme noticiou o Jornal Opção em primeira mão, o Progressistas, partido que integra a base governista com duas secretarias na gestão de Caiado, indicou, em ata da convenção partdiária, que o presidente metropolitano da legenda Paulo Daher seria vice de Vanderlan Cardoso. Até a chegada das principais lideranças no partido na convenção do União Brasil, o assunto ainda era uma incógnita.

Adriano do Baldyu e Joel Sant´anna Braga conversavam sobre situação do PP durante o evento | Foto: Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Mabel chegou a citar que o PP teria resolvido a questão convocando uma nova convenção partdária e destituído o presidente metropolitano do cargo. A confirmação do apoio veio primeiro com o secretário de Indústria, Comércio e Serviço (SIC) e vice-presidente estadual da legenda, Joel Sant´anna Braga, que reafirmou o compromisso de caminha junto à Mabel, e depois pelo deputado federal Adriano do Baldy. O presidente estadual da legenda e presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) Alexandre Baldy não participou do encontro.

Ao Jornal Opção, Adriano do Baldy disse que todos os 38 pré-candidatos a vereadores por Goiânia declaram apoio a Sandro Mabel na convenção, inclusive Paulo Daher, e que “num ato isolado, o presidente metropolitano levou a ata para casa e no outro dia registrou a vice-candidatura na chapa de Vanderlan”. A postura, chamada de “cachorrada” e “malandragem”, resultou na destituição de Daher da presidência e a convoção dos membros do diretório para avaliar a expulsão dele da legenda.

Discursos

Em seu discurso, Ronaldo Caiado destacou sua confiança no projeto de Sandro Mabel para Goiânia e reforçou a importância da experiência administrativa do candidato. “Eu analisei com muita responsabilidade qual nome eu iria apoiar nessa eleição, porque sei que não posso decepcionar o povo. Mabel tem a competência que se exige de um prefeito, tem habilidade política, sabe transitar no meio das pessoas. Vai fazer com que a gente volte a ter aquela cidade bonita, bem cuidada”, ressaltou.

Governador Ronaldo Caiado pediu mais um voto de confiança para eleitores da Capital | Foto: Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Daniel Vilela frisou que Goiânia precisa de um novo começo e que Mabel é a pessoa ideal para liderar essa transformação. “Se nós, infelizmente, perdermos esses quatro anos, eu tenho a convicção absoluta que nós vamos recuperar tudo o que perdemos e ainda construir muito mais nos próximos quatro anos sob a competência da administração de Sandro, que irá trabalhar do lado do governador mais bem avaliado do Brasil”, disse.

Primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado destacou a alegria de confirmar o nome de Sandro Mabel nesta segunda-feira. “Goiás é o estado que mais cresce e precisa de um prefeito que coloque a capital nos mesmos trilhos. Goiânia tem pressa. Hoje as unidades de saúde de Goiânia não funcionam, a educação deixa à desejar. As pessoas não merecem isso. Peço aqui apoio para este homem que tem muito trabalho prestado e capacidade de mudar a vida de todos nós.”

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto destacou que Sandro Mabel é o que Goiânia precisa. “Queremos mais saúde, mais segurança, criança no Cmei. Para ter uma cidade melhor, não tenho dúvidas de que Sandro Mabel é o melhor nome. Junto com a Coronel Cláudia, essa mulher forte e competente, não tem como errar. É o que Goiânia precisa!”

Lembrança de Iris Rezende

Filha do ex-prefeito de Goiânia, Ana Paula Rezende também aplaudiu a confirmação do nome de Sandro Mabel como prefeito na coligação, que inclui o MDB. “Tenho certeza de que é o melhor para nossa cidade. Eu tenho ciúmes de Goiânia, meu pai amava e fez muito por Goiânia. Eu confio que você Sandro, vai continuar fazendo.”

Sandro Mabel se comprometeu em resgatar a Goiânia da época do prefeito Iris Rezende. “Vamos fazer o município voltar a ser orgulho para os goianienses como era no tempo do nosso saudoso Iris. Goiânia precisa voltar a avançar. Vemos o Estado avançando e Goiânia parada no tempo. Temos a oportunidade de ter um prefeito aliado do governo estadual. O governador Caiado é uma referência nacional em gestão eficiente e, com essa parceria, Goiânia pode avançar muito mais”, disse o candidato.

O deputado federal Adriano do Baldy afirmou que o Partido Progressistas está junto com Sandro Mabel. “Agradecemos a sua coragem, governador, de escolher o melhor candidato. Sandro é madrugador, conheço há mais de 30 anos e sabemos que é o melhor para nossa cidade!” O secretário de Indústria e Comércio, Joel Santana também confirmou apoio do PP a Mabel. “Não temos dúvida de que teremos a melhor gestão dessa cidade.”

Presidente do MDB em Goiânia, Agenor Mariano enalteceu a humildade de Sandro Mabel desde que assumiu o compromisso de ser pré-candidato. “Nosdo governador tinha razão. Sandro tem demonstrado que quer fazer uma boa gestão, que quer cuidar da cidade. Não e só capacidade, tem deixado claro que está motivado e isso é muito bom. MDB está com você para perpetuar boas gestões nessa cidade.”

Leia também:

Com discursos desencontrados, PP em Goiânia expõe crise interna em convenções de Mabel e Vanderlan nesta segunda-feira

PP se reúne para votar destituição de Paulo Daher da presidência do partido em Goiânia