Com mais de 2 mil veículos em um dos pátios, Detran realiza megaoperação de limpeza

Ação busca reduzir focos de proliferação de vetores de doenças e diminuir os impactos ambientais e zerar o estoque de automóveis e motocicletas para leilões; remoção de veículos será iniciada hoje, às 14h30, em Abadia de Goiás

Pátio de veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em Abadia de Goiás. | Foto: Reprodução

Megaoperação de limpeza dos pátios de veículos apreendidos é iniciada, na tarde desta sexta-feira, 28, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Ação visa reduzir focos de proliferação de vetores de doenças e diminuir os impactos ambientais e zerar o estoque de automóveis e motocicletas para leilões, uma vez que os espaços se encontram superlotados. O pátio de Abadia de Goiás, por exemplo, entre sucatas e recuperáveis, contém mais de 2 mil veículos.

A operação começará, portanto, às duas e meia da tarde desta sexta, no pátio do Detran-GO de Abadia de Goiás e, a partir de então, se estenderá por todo o Estado. Do local, serão retirados os veículos aptos para leilão, que são os que foram apreendidos há mais de 60 dias. Eles serão removidos e direcionados às empresas credenciadas, que darão sequência aos procedimentos necessários para o leilão.

Alguns veículos apreendidos chegam a ficar no pátio por mais de 10 anos. A ação do tempo, além de deteriorar o bem, reduzindo o valor venal, gera prejuízos ambientais. Isso porque os veículos danificados liberam resíduos que poluem o lençol freático e passam a servir de reservatório para proliferação de vetores de doenças como o mosquito da dengue.

Antes de enviar um veículo para leilão, o Detran notifica o responsável legal pelo carro ou motocicleta para que ele tenha a oportunidade de reaver o bem, caso desejar. Somente quando são esgotadas as tentativas previstas em lei, é que é aberto o processo de venda. O proprietário legal do veículo tem até o dia do leilão para reivindicá-lo. Para isso, é preciso sanar o problema que ocasionou a retenção e então fazer a retirada do automóvel ou motocicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.