Com liberação do FGTS, Procon Goiás oferece serviço de renegociação de dívidas

Órgão prevê que liberação deve significar pagamento de débitos em atraso e se coloca como plataforma de apoio a consumidores

Foto: reprodução

A liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), divulgada pelo Governo Federal na última semana, deve significar oportunidade para endividados negociarem dívidas. Em publicação do Procon Goiás, divulgada nesta segunda-feira, 29, o órgão dá dicas de como proceder na negociação e se coloca como plataforma de apoio para consumidores.

Segundo o Procon, em Goiás, mais de 1 milhão de trabalhadores formais poderão retirar o dinheiro, fixado pelo Governo em saque de no máximo R$ 500. Do número total dos trabalhadores que farão o saque, o órgão prevê que parcela considerável deverá utilizar os recursos para quitar dívidas e ou regularizar sua situação junto aos órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa.

O órgão dispõe de um serviço específico para quem busca quitar dívidas: o  Núcleo de Negociação de Dívidas. Para os interessados o primeiro passo é solicitar o cálculo atualizado para comparar com o valor que está sendo cobrado pela empresa credora, incluindo juros e multa. Isso pode ser feito presencialmente na sede do órgão (Rua 8, Centro de Goiânia), ou em uma das unidades do Vapt Vupt.

Já se o consumidor tiver acesso à internet, poderá acessar a plataforma Procon Web, clicar na opção “solicitar cálculo”, e, em seguida, fazer seu cadastro. Os resultados dos cálculos serão entregues em, no máximo, três dias. Em seguida, caso tenha interesse, o consumidor poderá ir até o Núcleo de Negociação de Dívida do Procon Goiás para fazer uma tentativa de acordo.

Um dado apresentado pelo órgão aponta que, primeiro semestre de 2019, o Procon Goiás realizou 19.358 cálculos a pedido de 1957 consumidores. Dos 4.171 consumidores que buscaram a intermediação para renegociação dos débitos neste período, 3.477 saíram com as dívidas negociadas. O índice de acordos chegou a 83,36% – acima dos 82,59% alcançados no primeiro semestre de 2018.

Liquidação antecipada

Outro tipo de serviço oferecido pelo órgão é o cálculo de liquidação antecipada. Esse modelo serve a consumidores que não têm dívida em atraso, mas que querem usar o dinheiro extra para quitar os contratos antecipadamente, juntamente para reduzir possíveis juros.

O Procon Goiás também realiza esse tipo de cálculo para comparativo com o saldo devedor fornecido pela instituição financeira. Se houver divergência, ele poderá fazer a reclamação junto ao órgão. No caso de liquidação antecipada, é necessária uma cópia do contrato.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.