Deputado federal em primeiro mandato pelo DEM, partido do governador, revela que já era sondado como plano ‘B’, caso Iris não se candidatasse

***Por Mirelle Irene e Fernanda Santos

Zacharias Calil, médico e deputado federal eleito | Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção

Após o prefeito Iris Rezende anunciar que não irá se candidatar, o governador Ronaldo Caiado começa a articular um novo nome para apoiar nas eleições municipais na capital. O deputado Zacharias Calil pode ser a alternativa do Democratas goiano para fortalecer a política do partido no Estado.

Ao Jornal Opção, o parlamentar confirmou que há negociações sobre assunto. “A primeira conversa me pegou de surpresa, porque a minha intenção era terminar meu mandato como deputado e depois pensar em outra candidatura, se for o caso”, revelou.

De acordo com ele, antes de decidir postular seu nome, precisaria conversar formalmente com o governador e decidir em casa se deve ou não aceitar o desafio. “Minha família não aceita muito, há uma resistência grande. São coisas que temos que preocupar muito. Prefeitura é um cargo de muita responsabilidade”, afirmou.

“Vou tomar essa decisão em conjunto, pois envolve muito. A política é como a medicina, um sacerdócio. Você não faz mais seu horário, não tira férias, não tem seu esporte. As cirurgias em Goiânia até que a gente resolve. Tenho duas separações de siamesas para fazer, preparar esses pacientes. Isso é tranquilo”, pontuou.

Plano ‘B’

Apesar de se dizer surpreso com o anúncio de Iris, o deputado contou que já havia cogitado a possibilidade antes com o governador. “Até então o Iris era o candidato”, falou. “O Caiado sempre se manifestava em relação a isso. Ele sempre me disse: ‘Temos que ter um plano ‘B’. Se o Iris não for candidato, poderíamos colocar seu nome para lançar uma possível candidatura à prefeito de Goiânia. Nunca aprofundamos realmente no assunto. Foi mais ou menos assim. Agora surgiu a possibilidade”, conta.

Após o anúncio público da aposentadoria, Calil disse que não voltou a tratar do assunto com o governador. “Conversamos ontem e falei com ele para que pudéssemos aguardar as definições. O Iris sempre age dessa maneira, é seu modus operandi”, avaliou.

Apoio e investimento

O parlamentar garantiu que, mesmo antes de confirmar se será ou não o substituto de Iris, já possui apoios importantes. “Todos os deputados federais dos democratas. Mandei um link do Jornal Opção no grupo do Whatsapp e foi unânime. Inclusive apoio do ACM Neto que é muito importante”, revelou.

Para ele, um dos empecilhos ainda são os gastos financeiros com a campanha. “Não tenho condições financeiras. Nem como deputado federal investi dinheiro nisso. Acho que isso também é um ponto crucial. Se eu entrar nessa, tenho que deixar isso bem claro: Não tenho poder econômico para isso. A população tem que votar em um candidato que acredita, não por poder econômico. Se for para gastar dinheiro, não entro”, ponderou.