Com gol no último minuto, Síria se garante em repescagem para a Copa da Rússia

Em partida emocionante, seleção síria de futebol, que nunca participou de uma Copa do Mundo, empata com o Irã e pode fazer história

Jogadores sírios comemoram o gol de empate | Foto: Reprodução / Twitter

Aos 13 minutos do primeiro tempo da partida entre Síria e Irã, realizada nesta terça-feira (5/9), em Teerã, o meia-campista sírio Tamer Haj Mohamed marcou o primeiro gol sofrido pela seleção iraniana nesta edição das eliminatórias. Uzbequistão e Coreia do Sul – o outro jogo decisivo da última rodada do grupo A -, empatavam em 0 a 0. A Síria estava, a essa altura, garantido a segunda colocação e, consequentemente, uma vaga direta no torneio da Rússia.

Classificado com antecedência, o Irã não deixou se abater e virou o jogo em casa, com dois gols de Sardar Azmoun. A derrota da Síria e a permanência do empate na outra partida implicaria na desclassificação do país que está em guerra desde 2011. Contudo, aos 48 do segundo tempo, o camisa 9 Omar al Somah marcou o segundo gol da equipe síria, garantindo-lhe mais uma batalha pela classificação à Copa do Mundo.

Coincidentemente ou não, a primeira participação da Síria na mais importante competição mundial de futebol pode ser justamente na que será realizada na Rússia, país cujo governo é aliado do presidente sírio Bashar al-Assad.

Repescagem

Uzbequistão e Coreia do Sul acabaram ficando no 0 a 0. Assim, o grupo A terminou com o Irã (22 pontos) na primeira posição, seguido pela Coreia do Sul (15 pontos), Síria e Uzbequistão (ambos com 13 pontos). China e Catar, que jogaram nesta rodada apenas para cumprir tabela, completam a classificação nas quinta e sexta colocações, respectivamente.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram diretamente para a Copa, enquanto os terceiros se encontram na repescagem asiática. Pelos critérios de desempate, a Síria (saldo +1) desbancou o Uzbequistão (saldo -1) e irá duelar contra a Austrália, terceira do grupo B, em partidas de ida e volta no mês que vem – devido à guerra, vale lembrar que a seleção síria está mandando suas partidas na Malásia.

Quem vencer a repescagem asiática irá enfrentar o quarto colocado das eliminatórias da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), em novembro. Estados Unidos, Honduras e Panamá estão entre os adversários mais prováveis.

Passaporte carimbado

Ao todo, oito seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo: Arábia Saudita, Brasil, Bélgica, Coreia do Sul, Irã, Japão, México e a própria Rússia. A Costa Rica pode garantir sua vaga ainda hoje, caso vença o México em partida marcada para as 23h05 (de Brasília), em San José. Se empatar, dependerá de uma combinação de resultados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.