Com Goiás na Frente, José Eliton fortalece os municípios, dizem prefeitos

Líderes municipais destacam prioridade do Governo de Goiás para parceria com administrações e destacam caráter suprapartidário do programa

Governador José Eliton | Foto: Arquivo

Prefeitos goianos das diferentes regiões e de todos os partidos avaliam que, com o Goiás na Frente, o governador José Eliton (PSDB) fortalece as administrações municipais, viabilizando as obras estratégicas para o desenvolvimento econômico e humano do interior do Estado. Além disso, os prefeitos, tanto os de legendas da base do governo quanto da oposição, destacam o caráter suprapartidário do programa, cujos convênios contemplam todas as 246 prefeituras goianas.

Jânio Darrot (PSDB), de Trindade, acredita que a ação permite a realização de obras importantes demandadas nas cidades. “Sem dúvida nenhuma, é o melhor programa de parcerias com os municípios, de todos os tempos, no Estado de Goiás, e também em todo o Brasil”, avalia. Segundo ele, é um grande trunfo da administração estadual socorrer os municípios, dada a crise econômica, que assola as administrações. “Acerta o governo em investir nesta parceria, o programa faz uma diferença muito grande”, diz.

Haroldo Naves (MDB), de Campos Verdes, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), também elogiou o programa estadual, que, para ele, é uma ação onde o governo “estende a mão amiga” para ajudar: “O governo faz uma parceria produtiva com os municípios, que, em sua imensa maioria, não têm capacidade de investimento. Essa parceria faz com que a qualidade de vida do cidadão melhore a cada dia”, afirma. O emedebista elogia o governo “republicano”, que atende todos os municípios, independente da questão partidária. “Isso é extremamente importante, nós reconhecemos isso”, observa.

A prefeita Milena Pereira (MDB), de Jandaia, também ressalta que o apoio do Governo do estado é importante no momento de falta de recursos dos municípios. “Com recursos próprios é impossível”, define, sobre a realização de obras. Odair do Odélio (DEM), que administra Bom Jardim de Goiás, diz que o “Goiás na Frente” está “salvando os prefeitos” e “veio para ajudar os 246 municípios goianos”. Ele parabeniza o governador José Eliton “pela coragem, determinação, e por ser municipalista”. E acrescenta: “Isto, tenho certeza, são os goianos que vão saber agradecer”.

Já Rogério Troncoso (PTB), de Morrinhos, avalia que o “Goiás na Frente” surgiu para auxiliar os municípios, que ainda amargam queda de receitas, apesar de a economia ter começado a se recuperar. “Esse programa vem em um momento muito bom, vem para atender principalmente investimentos, como pavimentação asfáltica, recapeamento de ruas, pequenas obras e obras até maiores. Quero parabenizar o governador”, afirma.

Administrando Goiandira, Odemir Moreira (PSDB), garante que o “Goiás na Frente” tem sido “de fundamental importância” para todos os municípios goianos, “independente de partido político, tendência partidária”. Para ele, o Governo de Goiás, “de uma forma republicana, tem atendido a todos”. Lembra que a importância maior do programa é delegar ao município a destinação dos recursos. “Nós escolhemos o que devemos fazer, não é aquela verba engessada do governo federal, que só serve para uma finalidade. Por isso, nós estamos atendendo melhor os anseios da nossa população”.

De Águas Lindas, no Entorno do DF, o prefeito Hildo do Candango (PTB) lembra da importância do programa para regiões carentes de Goiás. “Nós conseguimos alcançar um volume de R$ 15 milhões de obras, que está executando, de asfalto novo, numa cidade que nós assumimos com 20% de asfalto, e estamos chegando, com o apoio do Governo do Estado, a quase 80% de asfaltamento. Então, está trazendo mobilidade e qualidade de vida para a população”, informa.

De Abadiânia, José Aparecido Diniz (PSD) afirma que, em seu município, a arrecadação se baseia mais no FPM e no ICMS, mal dando para pagar a folha, portanto, sem condição de fazer investimentos próprios em obras. “Essa parceria nos deu condição de realizar algo para os nossos municípios. A comunidade vai saber reconhecer esta ajuda que o estado nos deu”, garante, citando obras importantes, como asfalto para o distrito de Planalmira.

Deixe um comentário