Com estoques críticos de sangue, hospitais adiam cirurgias

Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia faz campanha em prol de doações ao banco de sangue

Ao atingir patamar crítico nos estoques do banco de sangue, Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh) faz campanha para arrecadar doações. De acordo com a entidade, são aceitas doações de qualquer tipo sanguíneo, uma vez que com o estoque de sangue em nível crítico, cirurgia eletiva de um paciente de um hospital terceirizado atendido pelo Ingoh precisou ser adiada.

“Milhares de pessoas precisam de sangue. Sem sangue, a saúde entra em colapso. Não é tarefa fácil manter os estoques. Por isso, cabe a cada um de nós pensar de que maneira um gesto espontâneo como esse pode mudar para sempre a vida de alguém”, diz o Instituto.

Para realizar a doação, que está sendo feita via agendamento, devido a pandemia da Covid-19, basta entrar em contato com o número (62) 99678-6888. A doação é realizada no próprio instituto, que se localiza na avenida 87, no Setor Sul. De acordo com o Ingoh, é possível realizar a doação de segunda a sexta-feira, entre sete da manhã e uma hora da tarde, e aos sábados, de oito horas da manhã, ao meio dia.

O instituto especifica que, para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 precisam de autorização por escrito do responsável legal. Além disso, é necessário que o doador pese pelo menos 60 quilos. Para realizar a doação, a pessoa precisa estar saudável e cumprir determinadas condições especificadas durante a triagem.

Além disso, é preciso aguardar um prazo de pelo menos 30 dias para doar, caso tenha sido diagnosticado (ou suspeito de infecção) com a Covid-19. Após doação, o doador homem precisa esperar pelo menos 60 dias para realizar nova doação. Já para mulheres, o intervalo é de 90 dias.

O Ingoh ainda fornece orientações para quem decidir realizar a doação. Além de portar o documento oficial com foto, que é crucial, o instituto pede para que não sejam realizadas doações em jejum – em prol da saúde do próprio doador -, para que a pessoa não faça a ingestão de leite ou outros alimentos gordurosos três horas antes da doação, evite fumar pelos 30 minutos que antecedem a doação e duas horas após doar o sangue. Também é solicitado para que o doador evite ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a doação e que busque dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.