Com início nesta quarta-feira, 7, a terceira edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás, promete movimentar os negócios do setor e da indústria criativa de moda em Goiás. Com entrada gratuita, o evento traz o tema “Conexões” e destaca a importância da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para o desenvolvimento do mercado. O evento acontecerá até o dia 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO).

A programação inclui desfiles, palestras, talks, rodadas de negócios e exposição. Em um formato otimizado para as necessidades das empresas PMEs, a Semana de Moda abre suas portas às 13h nesta quarta-feira. Às 14h, o desfile “Monumento em Movimento” apresentará peças inspiradas na arquitetura de Goiânia, com 13 marcas autorais que participaram da trilha de aceleração do Sebrae Goiás. O line up também trará Amarelo Mix e Jerônima Baco, além de palestras sobre “Canais de vendas e inovação – A revolução nas confecções” e Alice Ferraz abordando “Empreendedorismo, moda e comunicação no mundo digital”.

Para fechar o primeiro dia, às 19h10, acontecerá a Abertura Oficial da Amarê Fashion e o lançamento do Guia de Inteligência Artificial para PMEs com a presença de representantes do Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo de Goiás, seguido pelo desfile Senac Fashion School, mentorado por Jum Nakao que tem mais de 40 anos de projeção no mercado e é mundialmente reconhecido por seus trabalhos, como seu desfile “A Costura do Invisível”, considerado um dos maiores desfiles do século pelo Museu de Moda de Paris e o desfile da década pelo São Paulo Fashion Week.

“Os dois primeiros anos da Amarê Fashion foram fundamentais para entendermos qual seria o formato ideal para mostrarmos o empreendedorismo de moda goiano e nos tornamos um hub de negócios. Nesta 3ª edição, a Inteligência Artificial se torna ponto de discussão junto ao tema Conexões, pois queremos mostrar que o ‘humano com a tecnologia’ é importante assim como o ‘humano com o humano’. O espaço para a diversidade de corpos e falas – por meio de desfiles e talks/palestras – continua sendo uma premissa do nosso evento, assim como a valorização das marcas locais”, afirma Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Diretor Superintendente do Sebrae Goiás.

Pioneiro na região Centro-Oeste, o evento se reafirma como uma vitrine para mostrar sua potencialidade ao reunir diferentes atores do mercado da moda, desde confeccionistas e estilistas até produtores de algodão, contribuindo para o compartilhamento de insights e tendências.

Neste ano, serão quinze desfiles de moda, com styling assinado por João Nell, divididos nos quatro dias de evento. Na quinta-feira, 8, Luciana Brandão, Praxedes, Ophion cruzam a passarela. Na sexta, 9, é a vez do projeto “Cores do Cerrado”, das escolas de moda dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), rede de profissionalização gratuita do Governo de Goiás ligada ao Programa Goiás Social, apresentar peças produzidas em linho, sarja e crepe georgette, tecidos que conferem maior liberdade e alta qualidade na produção das peças.

Flávia Rezende; Isued; e Modafrika Experience Ghana completam o line up. E para fechar o evento, no sábado, 10, acontecerá a apresentação do Concurso de Estilistas (estudantes das IES – instituições de Ensino Superior) que conta com tecidos tecnológicos e sustentáveis, doados pela Canatiba, para a construção de suas peças; marcas dos shoppings de moda atacadistas Mega Moda Shopping e Mega Moda Park; Brazil70 Bikini; e Marlo.

Experiências e conhecimento

Além de Alice Ferraz e Bruno Ballardie palestrando no primeiro dia da Semana de Moda Goiana, a programação trará também estilistas goianos reconhecidos nacionalmente. Raphael Aquino da Jacobina, que apresentou o fashion filme “Ecossss” na  Casa de Criadores 2024, falará sobre “Moda, arte e conexões”. Naya Violeta, conhecida por celebrar as tradições culturais do Cerrado goiano, participará do TalkOportunidades e desafios com as colabs, onde abordará como sua versatilidade contribui para sua atuação em diferentes setores, com colaborações em áreas como o cinema, a música, o teatro e a dança. Recentemente, a estilista assinou uma colaboração com a marca carioca FARM e lançou uma coleção repleta de itens que celebram a pluralidade do Cerrado. E Theodora Theo que apresentará o Documentário Candombá – A flor do fogo por THEAR.

Outro talk que deve movimentar a quinta-feira, 8, é de Robertita com “De Jandira para o mundo – histórias de moda de uma mulher preta”, na sexta, 9, de Joy Alano com “Presença digital, criatividade e resultados”. No sábado, 10, a empresária, ex-modelo e apresentadora, Ana Hickmann, participará de um Talk Show com o tema empoderamento feminino e moda, enquanto Maurício Duarte falará sobre “Moda, origem e cultura brasileira”. A programação trará também: Nathalia Anjos com “Moda, neurociência e comportamento, um olhar científico para experiência estética”; Michelle Souza com “Cadeia têxtil e moda – Sinergias para um futuro inovador”; Alexandre Nogueira do Mercado Livre com “Não deixe dinheiro na mesa. Venda mais com Marketplace”; Anna Bastos da ACIEG com “Internacionalização, por onde começar”; Fecomércio Jovem com “IA para vender mais”; ONDM (O Negócio da Moda) com “Os segredos das confecções que mais crescem”.

Negócios

Neste ano, as rodadas voltadas a micro e pequenos empresários goianos do segmento da moda (vestuário, calçados e acessórios) que querem ampliar sua presença nacionalmente trará como novidade um portfólio dos participantes, melhorando a visibilidade e padronizando de uma forma mais efetiva a apresentação dos produtos. Outra novidade é a parceria com a APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que promoverá uma trilha de capacitação para internacionalização.

Com o propósito de fortalecer os negócios da moda goiana, o Sebrae se uniu ao Instituto Rio Moda, criado para abrir espaço ao desenvolvimento de competências profissionais, visando à evolução da indústria da moda por meio das pessoas que nela trabalham, para trabalhar junto a 22 marcas autorais goianas, que estarão expostas no evento e participaram da trilha de aceleração do Sebrae Goiás. Do total de participantes, 18 marcas também irão expor e comercializar seus produtos durante a Semana de Moda Goiana.

“A Amarê vem se destacando e conquistando público de diferentes regiões do Brasil, o que mostra o potencial da cadeia produtiva goiana e que vem aumentando exponencialmente os negócios das empresas que participam do evento. Não podemos deixar de evidenciar a força que a Amarê vem ganhando não só nos negócios de moda. Todos os agentes que compõem o setor do comércio de bens, serviços e turismo, são fortalecidos com um evento que tem como objetivo alavancar o ecossistema de moda nascido em Goiás e expandido para todo o Brasil. A Semana da Moda Goiana é um orgulho para nós e com certeza essa edição será mais um grande sucesso”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi.

Outra ação importante para a cadeia produtiva são os workshops exclusivos sobre inovação e sustentabilidade no beneficiamento do denim promovidos pela John Cler, especialista em beneficiamento e lavagem de peças de denim, que mostrará de perto processos artesanais e tecnológicos aplicados na indústria do denim. Este conhecimento é raramente acessível fora do ambiente industrial, tornando-se uma vantagem competitiva significativa.

Profissionalização gratuita

O Governo de Goiás leva para a Semana da Moda Goiana a qualificação e capacitação profissional gratuita, que de 2023 até julho deste ano inseriu mais de 10.600 profissionais no segmento através de cursos como Corte e Costura, Modelagem, Processos Têxteis, Biojoias, entre outros. Durante a Amarê, o Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) estará presente divulgando os cursos disponíveis na área da moda e também com exposição de trabalhos feitos por alunos. Atividades interativas e outras ações vão compor o estande do governo no evento.

Neste ano, a produção de moda no Cotec terá espaço na passarela da Amarê. Com tema “Cores do Cerrado”, alunos de nove unidades vão apresentar peças conceituais e comerciais trabalhadas em duas paletas de cores pré-definidas, representando fauna e flora da região, em tecidos que dão passagem à criatividade dos alunos, como sarja, linho e crepe georgette.

“A atual gestão reconhece o mercado da moda como grande gerador de emprego, renda e força motriz para o desenvolvimento econômico do estado. Investimos mais de R$ 100 milhões em equipamentos e estruturas nos Colégios Tecnológicos de Goiás, além de R$ 6 milhões somente em incentivo para empreendedores da moda abrirem o próprio negócio. E durante a Amarê, o público reconhecerá no Cotec a educação profissionalizante gratuita de muita qualidade que o Governo de Goiás oferece”, destaca o secretário de estado da Retomada, César Moura.

Exposição

Organizada pela jornalista Francis Telles, a exposição fotográfica “Pluralidades” será um dos destaques da Amarê Fashion por proporcionar um espaço inédito de visibilidade para as mulheres negras empreendedoras. Além da moda, o objetivo é trazer inclusão, diversidade e fortalecimento da economia local. Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia, a exposição é um marco na valorização do empreendedorismo feminino negro, reunindo 10 fotos de mulheres negras, sendo uma delas africana. Todos os registros são do fotógrafo Cássio Cardoso. O projeto utiliza roupas, acessórios e maquiagem de empreendedoras locais, sendo que todos envolvidos são negros.

Como participar

A Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana é um evento gratuito e aberto ao público. Para participar é preciso fazer a inscrição pelo site. Palestras e talks são abertos ao público e possuem limite de lugares. Para assistir aos desfiles é necessário convite.

O evento conta com o apoio do Centro Universitário Estácio de Goiás, Universo (Universidade Salgado de Oliveira), Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, John Cler – Design em Lavanderia e Canatiba Têxtil.

Sobre Amarê Fashion

A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás, tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda goiana, os mais assertivos insigths e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, seja para o novo empreendedor, seja para o estudante de moda, seja para o produtor de algodão, seja para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion. Em sua terceira edição, o evento contribui para o fortalecimento do estado de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana.