A cantora Celine Dion, de 55 anos de idade, está enfrentando uma síndrome incomum que a fez cancelar as datas restantes de sua turnê mundial em maio deste ano. Em uma entrevista ao jornal canadense Le Journal de Montréal, sua irmã Claudette compartilhou atualizações sobre o estado de saúde da artista.

No fim de 2022, Celine Dion recebeu o diagnóstico. A estrela está lidando com uma doença rara e de evolução gradual que afeta o sistema nervoso, em particular o cérebro e a medula espinhal, conhecida como síndrome da pessoa rígida.

“Os sintomas podem incluir rigidez muscular extrema e rigidez e espasmos dolorosos no tronco e nos membros, prejudicando gravemente a mobilidade”, explica o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame.

“Os espasmos podem gerar força suficiente para fraturar o osso. Tratamentos específicos melhorarão os sintomas, mas não curarão o distúrbio”.

Em um vídeo direcionado aos seus fãs, Dion compartilhou uma explicação sobre os desafios que vinha enfrentando ultimamente. Ela revelou que espasmos frequentes haviam lançado uma sombra sobre sua capacidade de cantar e se apresentar, algo que ela valoriza profundamente. Além disso, esses espasmos também deixaram sua marca em sua rotina diária, afetando sua qualidade de vida de maneira significativa.

O que torna essa situação ainda mais complexa é o fato de que a doença que Dion está enfrentando é rara e pouco compreendida. Ela e sua família estão empenhados em entender mais sobre essa condição incomum, buscando as melhores formas de tratamento e gestão. Claudette ressaltou a importância desse processo de busca pela compreensão e tratamento ideal.

“[Dion está] ouvindo os principais pesquisadores nesse campo dessa doença rara o máximo possível”, revelou Claudette ao “Le Journal de Montréal”. “Eu sinceramente acredito que ela precisa principalmente descansar. Ela sempre se esforça ao máximo; ela sempre tenta ser a melhor e estar no topo do seu jogo”, afirmou.

Claudette também disse que Dion e os médicos não conseguiram até o momento “encontrar nenhum remédio que funcione”, e que a decisão da artista de se afastar dos palcos foi desafiadora. No entanto, ela enfatizou que era crucial para ela atender aos sinais do seu corpo e do seu coração.

“É com grande decepção que anunciamos hoje o cancelamento da ‘Courage World Tour’. Sinto muito por decepcionar todos vocês mais uma vez. Estou trabalhando muito para recuperar minhas forças, mas fazer turnês pode ser muito difícil mesmo quando você está 100%”, consta em um comunicado de Dion, divulgado no Instagram em maio.

“Não é justo com vocês continuar adiando os shows, e mesmo que isso me parta o coração, é melhor cancelarmos tudo agora até que eu esteja realmente pronta para voltar aos palcos novamente. Quero que todos saibam que não vou desistir… e mal posso esperar para vê-los novamente”, completou.

Leia também: