Com desenvolvimento acelerado, Trindade recebe amplo sistema viário

Gestores realizam obras de  infraestrutura para população e turistas que passam pelo município

Pavimentação asfáltica em Trindade | Foto: Iris Roberto

O município de Trindade tem buscado, cada vez mais, criar condições de mobilidade urbana para os moradores e visitantes da cidade. Em função do crescimento da cidade do fluxo crescente de romeiros que visitam Trindade, o município deve receber um amplo sistema viário nos próximos anos.

Levantamentos apontam que acidade é uma das que mais possuem áreas em condições topográfica ideais com disponibilidade e proximidade com a capital para receber a expansão urbana. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Trindade registrou um crescimento populacional de 19,9%, ou seja, bem acima dos 13,28% registrados pelo Estado.

Há, inclusive, a chegada de um novo Polo Industrial que irá somar oportunidades de trabalho, fomentar o mercado e aumentar a atratividade para possíveis novos moradores da cidade. O planejamento urbano prevê também que as políticas de mobilidade sejam estruturadas a medida em que novos bairros forem implantados na região.

Polo Industrial de Trindade / Foto: Reprodução

Em entrevista, o secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Marden Gabriel Alves, resumiu: “Ou a gente prepara um crescimento ordenado, ou ficamos para trás”. Na interpretação do gestor, “poucas cidades brasileiras possuem um plano tão longevo, para meio século. Mas nós fomos ousados para buscar soluções para problemas que já existem e só tendem a aumentar.

Agora, prestes a completar seus 99 anos, a população de Trindade será contemplada com uma nova conquista. Uma de suas regiões — Trindade 2 — já começa a ter um cenário alterado por consequência do Plano Urbanístico Basico. A parte leste da cidade, próxima à divisa com a capital, conta com cerca de 50 mil moradores e 47 setores. A região se desenvolveu por estar mais próxima à divisa da capital, mas ficou separada da parte histórica do município. No meio, um hiato de quase cinco milhões de metros quadrados separa a população, cujo acesso só se dá por meio da GO-060 — a Rodovia dos Romeiros — ou pela GO-070 e GO 469.

A região irá receber uma avenida que será uma alternativa de deslocamento entre as duas zonas urbanas sem passar por rodovias. De acordo com estimativas da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), na saída para Inhumas (GO 070) trafegam uma média de 600 mil veículos por mês. Já na saída para Trindade (GO 060), a média é de 420 mil veículos por mês; realidade que se multiplica em larga escala na época da Festa do Divino Pai Eterno.

Obras de pavimentação asfáltica / Foto: Reprodução

A expectativa é que ela também se torne um eixo de deslocamento da população da Noroeste de Goiânia e Goianira que fazem divisa com a região. Só na região noroeste, que abriga 80 bairros, a obra deve beneficiar uma população que passa de 350 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A via, que terá 7,6 quilômetros, já começou a ter um trecho implementado no futuro bairro Flores do Cerrado.

A nova avenida contribuirá ainda para preparar a infraestrutura para o adensamento populacional previsto para a região que é limítrofe dos três municípios – Goiânia, Trindade e Goianira, no eixo triangular entre a GO 070 (saída para Inhumas), a GO 469 e a Rodovia dos Romeiros (GO 060). Com mão dupla, o primeiro trecho da avenida terá 30 metros de largura que serão divididos em duas pistas de rolamento, mais o canteiro central (com quatro metros de largura) e duas calçadas (com quatro metros de largura cada). As obras do trecho da avenida ficarão prontas em 60 dias.

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