Decisão vale até o julgamento dos registros de candidatura, define juíza

Gustavo Mendanha: prefeito de Aparecida de Goiânia | Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), candidato à reeleição, que já contava com a maior aliança de partidos no País para as eleições 2020, ganha mais quatros legendas: PSD, PV, PMN e PP e chega a 21 agremiações.  

Os partidos até deixaram o apoio à Mendanha em prol da candidatura de Veter Martins (PSD), mas acabaram sendo alvo de questionamento na Justiça pelo MDB.

Mas a juíza eleitoral Vanessa Estrela Gertrudes, da 145º Zona Eleitoral de Aparecida,  determinou, em caráter liminar, que os partidos PSD, PV, PMN e PP sejam considerados como integrantes da Coligação Aparecida com Certeza, encabeçada pelo MDB. 

A decisão judicial se deu porque os partidos Progressistas (PP), da Mobilização Nacional (PMN), Verde (PV) e Social Democrático (PSD), decidiram pela discordância de integrar a Coligação Aparecida Com Certeza e se coligaram com a chapa adversária, Coligação Aparecida Pode Mais, encabeçada pelo PSD.

A Justiça Eleitoral intimou os referidos partidos para que, no prazo de três  dias, esclareçam os fatos e juntem, nos autos, a documentação das alegações a serem esclarecidas. Na decisão consta que, a anulação de deliberação sobre coligações só é legítima se, a convenção partidária de nível inferior tiver contrariado as diretrizes legitimamente estabelecidas pelo órgão de direção nacional. No Sistema de Candidaturas (CAND) os partidos PMN, PV, PSD e PP fazem parte das coligações adversárias para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

Conciliação

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação “Aparecida Com Certeza” é a maior do País. É formada pelo MDB – partido do prefeito e do vice-prefeito, Vilmar Mariano -,  e mais 16 siglas: PL, Podemos, PSL, PSB, Patriota, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, Cidadania, PT, Solidariedade, PCdoB  e PDT. Com a desistência, de última hora, da candidatura a prefeito pelo deputado estadual Cairo Salim, o PROS decidiu apoiar o projeto de reeleição de Mendanha.

O prefeito de Aparecida disse que recebeu o apoio de tantos partidos porque sempre buscou fazer uma política de entrega de resultados e de conciliação, isso desde a época em que foi vereador, por dois mandatos, na cidade. 

Julgamento

Até o julgamento dos registros de candidatura, a Justiça definiu que as legendas permanecem na coligação “Aparecida Com Certeza”, que já conta com o PL, Podemos, PSL, PSB, Patriota, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, Cidadania, PT, Solidariedade, Pros, PCdoB  e PDT.

Em meio ao imbróglio, Veter cogita deixar a disputa, segundo informação de Vilmar Rocha ao Jornal Opção.