Estimativa é que a sigla faça de dois a três vereadores, isso porquê a legenda possui pré-candidatos nas principais zonas eleitorais

Professor Alcides com candidatos do PTC | Foto: Ascom

A convenção do Partido Trabalhista Cristão (PTC) está marcada para 11 de setembro, com mais de 40 pré-candidatos que afunilarão na chapa completa de 38 candidatos para 25 vagas no Legislativo.

De acordo com as projeções do partido, levando em consideração a quantidade de possíveis eleitores votantes para 2020 (308.749 eleitores no total), o PTC pode fazer de dois a três vereadores, isso porque a legenda possui pré-candidatos nas principais zonas eleitorais de Aparecida de Goiânia.

Por tudo isso, o partido quer chegar ao final da eleição proporcional municipal como uma das legendas mais vitoriosas.

Busca por apoio

Nos últimos dias, intensas articulações se consolidaram em torno dos pré-candidatos do PTC em Aparecida de Goiânia. A sigla abre negociação de apoio deputados federais para se fortalecer na cidade da região metropolitana.

Uma das principais articulações da sigla é com o federal Professor Alcides (PP). Estima-se, segundo as lideranças, que o parlamentar pode apoiar oito dos pré-candidatos da sigla.

Ao Jornal Opção, o federal disse que, de fato, possui muitos amigos no PTC e que irá apoiá-los como gesto de gratidão. “São amigos que me ajudaram muito quando disputei. Então vou ajudá-los e apoiá-los como fizeram quando precisei de apoio lá atrás”, disse.

No entanto, o federal garantiu que seu apoio não se restringe apenas ao PTC. “Tenho muitos outros amigos que vão disputar pelo PP, PV, PSDB, Cidadania, Podemos, MDB e DEM. Todos contarão com meu apoio”, acrescentou.

Quanto à expectativa do partido – que é eleger dois ou três candidatos – o parlamentar disparou: “Acredito que o PTC possa eleger um candidato. Quem sabe, se houver sobras, dois. Mais que isso é impossível”.

Segundo representantes do partido, o deputado federal João Campos (Republicanos) declarou apoio a Hanleryo Arantes. O deputado federal Adriano Avelar (PP), por sua vez, à Leandro da Pamonharia.

Já o deputado Karlos Cabral (PDT) estabelece diálogo para apoiar ao menos cinco pré-candidatos originários de suas bases no PDT, enquanto Max Menezes se estabelece como grande articulador junto aos pré-candidatos do PTC e outras legendas.

Lideranças

A reportagem também conversou com duas lideranças do partido no município. Segundo o vereador Edinho, o PTC chegará na disputa “bem montado”.

Para ele, há dois pontos importantes que fortalecem a sigla na disputa. O primeiro eles é que o partido tem dado a “devida atenção” aos pre-candidatos que se preparam para o pleito. O segundo ponto seria o caminha “alinhado” à base do prefeito Gustavo Mendanha (MDB). Vale lembrar que Mendanha é tido como favorito na disputa além do fato de que o MDB representa a maior força política no município.

Por sua vez, o ex-vereador Eder do Skinão considerou que a equipe está bem estruturada através de representantes de diferentes segmentos. “Temos pessoas ligadas à saúde, educação, construção civil e tantos outros setores”.

Na interpretação de Skinão, o partido irá disputar a corrida pelo segundo lugar na lista dos mais votados com o PP. “Estamos construindo alianças sólidas e já contamos com o apoio de pessoas importantes aqui na região”. Dentre elas, Skinão chamou atenção para o suplente de deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade, Max Menezes.