Com cinco dias para conseguir leito de UTI, prefeito de Padre Bernardo adere ao decreto estadual e adota ações contra a Covid-19

Segundo Joseleide Lázaro, os maiores problemas no município são as festas clandestinas e violação ao distanciamento social. 25 óbitos foram confirmados.

Preocupado com a situação da pandemia da Covid-19, o prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro (DEM) publicou na última semana o decreto que restringe as atividades econômicas, seguindo todas as normativas previstas no decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

O município do entorno de Brasília, distante 277 km de Goiânia, tem 988 casos confirmados da doença. Destes, 895 pessoas foram recuperadas e 25 óbitos confirmados. Hoje, quatro pacientes estão internados e 64 pessoas em tratamento domiciliar.

“Entendo que o decreto do governador é vinculativo. Realizamos videoconferência com a promotoria de justiça, autoridades eclesiásticas, representantes do comércio e com a equipe técnica do município, e decidimos seguir o decreto do governador na íntegra”, afirmou.

De acordo com o prefeito, alguns segmentos resistem a cumprir o decreto. “Nosso problema são as festas clandestinas e violação ao distanciamento social. Mas a maioria da população entende que é preciso cumprir o isolamento para diminuir a circulação e a transmissão do vírus. Já temos muitas mortes no nosso município.  Estamos levando até 5 dias para conseguir um leito de UTI para o tratamento da Covid-19.”

Medidas

A prefeitura de Padre Bernardo, por meio da secretaria de Saúde e do Núcleo de Vigilância Sanitária, intensificou as ações de combate ao coronavírus no município.

Segundo Joseleide Lázaro, a reformulação do Comitê Operativo de Emergências (COE), foi fundamental para analisar e avaliar todas as questões relacionadas a pandemia, visando o menor impacto aos comerciantes.

“Realizamos a contratação de dez fiscais e locação de cinco carros para conscientizar e fiscalizar o cumprimento das normas; contratamos um médico infectologista, instalamos leitos de estabilização para pacientes com Covid-19; adquirimos medicamentos e um aparelho para teste de Covid-19 com diagnóstico em 20 minutos ( sorologia e PCR)”.

Na próxima quarta-feira, 24, será inaugurado o Centro de Tratamento Precoce Covid-19 no município. E, ainda, a aquisição de uma ambulância de UTI móvel e de um tomógrafo.

“Estamos empenhados em salvar vidas e manter a nossa população padre-bernardense protegida. Por isso, pedimos a todos os moradores que usem máscaras, evitem aglomerações e tenham hábitos saudáveis de higiene”, pediu o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.