De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor intenso que terminaria no último domingo, 17, continuará com a chegada do verão. A previsão é que as temperaturas não baixem pelo menos até o final de dezembro, com máximas podendo atingir os 40ºC.

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar as maiores máximas. Em Cuiabá (MT) a máxima prevista é de 42°C e em Campo Grande (MS) a previsão é de 40°C. No Sudeste, no Rio de Janeiro, a máxima deve chegar aos 37°C neste domingo. Já em São Paulo, a previsão é de 34°C.

Apesar da onda de calor ter terminado no domingo, 17, o Inmet informa que na maior parte do país os termômetros persistem em registrar altas temperaturas. A região Centro-Oeste está entre as mais afetadas. O verão que começará oficialmente na próxima sexta-feira, 22, promete ser o mais quente da história, segundo a meteorologia.

Um dos motivos para tanto calor, de acordo com especialista, é a junção entre o EL Niño e as temperaturas elevadas das águas dos oceanos. Somando-se a isso, ainda há o aumento de gases do efeito estufa.

No último dia 30, a OMM (Organização Meteorológica Mundial) divulgou o estudo provisório do Estado Global do Clima 2023. O documento, feito com o apoio do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), classificou o ano de 2023 como o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas.

Em Goiás

André Amorim, Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrográficas de Goiás (Cimehgo), no entanto, explica que no verão é normal temperaturas elevadas seguidas de tempestades. 

Porém, ele pontua que com o EL Niño ainda em andamento, provocando desestabilização climática pelo menos até o mês de abril – o calor permanecerá. 

Em relação à onda de calor, André afirma que é possível que ela retorne, mas virá seguido das chuvas que chegarão para valer nos próximos quinze dias.

Leia também:

Temperatura do planeta pode aumentar 3°C, aponta pesquisa da ONU

É preciso exigir redução de danos das mudanças climáticas para já, dizem pesquisadores