Com avanço de Aécio, pleito presidencial pode ir para o 2º turno
09 maio 2014 às 10h58
COMPARTILHAR
Pesquisa aponta que 58% dos entrevistados anseiam o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Mais uma pesquisa aponta possibilidade de haver segundo turno nas eleições presidenciais, o que consequentemente evidencia fragilidade no nome da situação. A petista Dilma Rousseff (PT), segundo levantamento Datafolha divulgado nesta sexta-feira (9/5), soma 37% das intenções de voto contra 38% da soma dos demais candidatos.
Dentre os pontos mais relevantes da pesquisa está o crescimento de Aécio Neves (PSDB), que somou 20% (4% a mais que o levantado anteriormente) das intenções de voto, sendo esta a maior variação entre todos os pré-candidatos. O pessebista Eduardo Campos permanece em terceiro lugar, mas também apresentou crescimento, passando dos 10% verificados no início de abril para 11% em maio. Em fevereiro o pernambucano contabilizava 9%.
[relacionadas artigos=”3009,1996,2860″]
A pesquisa aponta que 58% dos entrevistados anseiam o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo que dentre as pessoas que afirmaram ter preferência a nomes do PT, 75% disseram preferir o petista.
Por outro lado, o levantamento verificou forte desejo de mudança da governança do país (74%). Enquanto 38% responderam que Lula está mais preparado para mudar o Brasil, 15% citaram a atual presidente –– queda de 1% em relação a dados de abril e de 4% em comparação com fevereiro.
Neste quesito tanto Aécio Neves como Eduardo Campos melhoraram. O tucano passou de 10% verificados em fevereiro para 19% de eleitores que acreditam que ele é capaz de fazer mudanças significativas no país. O pessebista passou de 5% para 10% dos apontamentos no mesmo período.
Dilma Rousseff segue com o maior porcentual de rejeição neste levantamento do Datafolha: 35%. Eduardo Campos aparece logo em seguida, com 33%, e Aécio com 31%. Lula teve somente 17% de resposta de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum.
16% entrevistados disseram que pretendem votar nulo ou branco. Os indecisos somam 8%. A pesquisa Datafolha ouviu 2.844 pessoas em 174 cidades, tendo sido realizada após o pronunciamento de Dilma Rousseff sobre o Dia do Trabalho. O nível de confiança é de 95% com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos –– o que provoca empate técnico entre todos os pré-candidatos listados no levantamento.