A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizou uma cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da Rede de Laboratórios de Inovação do Setor Público de Goiás. O evento marcou um passo fundamental para a formalização da maior rede de laboratórios de inovação pública do país, composta por 14 unidades de inovação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e instituições de ensino. Veja todas ao final da reportagem.

Ao Jornal Opção, a Superintendente de Transformação Digital da Secti, Vânia Bareicha explica que a assinatura é um passo fundamental para impulsionar a inovação no setor público em Goiás. “Queremos trazer ainda os municípios e o TRE-GO para fazer essa conexão. Muitas vezes o setor público se fecha em caixinhas, mas a inovação exige integração, conexão entre as pessoas e o olhar de um problema por diversas perspectivas. Queremos trazer todos esses olhares, conectar as pessoas e conectar a inovação com as pessoas”, destaca Vânia Bareicha.

A representante da Secti explica que, em um primeiro momento, a ação será em torno da construção de um plano de trabalho para identificação dos produtos digitais entregáveis para a população. Além da promoção de desenvolvimento digital, ela destaca a importância da inclusão das pessoas mais vulneráveis neste processo. “Todas as ações da Secti são voltadas para utilizar as tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A tecnologia tem esse poder de capilarizar e democratizar acessos”, completa a Superintendente.

Superintendente de Transformação Digital da Secti, Vânia Bareicha | Foto: Arquivo

A iniciativa foi do Governo de Goiás, por meio do Observatório de Inovação em Políticas Públicas da Secti. Assinaram na última sexta-feira,12: Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Assembleia Legislativa de Goiás, Ministério Público de Goiás (MP-GO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG), além de diversas secretarias do Executivo estadual.

Na solenidade, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Neto, anunciou que, com a assinatura desse acordo, nasceu a maior rede formal de inovação do setor público do Brasil. Ele destacou que, no ano passado, um decreto governamental foi assinado dispondo sobre o sistema estruturador das redes de gestão, especificamente na área de inovação da gestão e dos serviços públicos. Esta estrutura agora serve de base para a rede goiana de laboratórios de inovação.

Plano de trabalho aponta metas a serem atingidas

O plano de trabalho elaborado com o objetivo de dar execução à parceria define algumas metas a serem atingidas:
1.    Fortalecer a rede;
2.    Manter rotina de encontros;
3.    Manter agenda anual de eventos;
4.    Implementar ferramentas colaborativas;
5.    Criar estratégias de comunicação;
6.    Analisar pontos de convergência de informações entre unidades;
7.    Identificar ativos para colaboração.

Também são detalhadas no plano de trabalho as obrigações comuns das instituições envolvidas e também as do Comitê de Trabalho Institucional da Rede Goiana de Laboratórios de Inovação, integrado pelos signatários da parceria

Criado por decreto do governador Ronaldo Caiado, em julho de 2023, o Observatório de Inovação em Políticas Públicas tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento das unidades e laboratórios de inovação, promover o intercâmbio e cooperação técnica entre eles, disseminar soluções de inovação, apoiar a transformação digital nos municípios, internalizar e replicar soluções, manter um repositório das soluções inovadoras e apoiar as iniciativas de GovTech promovidas pelo Hub Goiás.

A ideia é impulsionar o desenvolvimento sustentável, a formação de talentos e o fomento à ciência e inovação em Goiás.

Procurador-geral de Justiça assinou o termo de cooperação | Foto: Divulgação/MPGO

Unidades de inovação em Goiás

  • Observatório – SECTI
  • Hub Goiás – SECTI
  • Ligo – SGG
  • Enova – ECONOMIA
  • TransformaLab – SEAD
  • PequiLab – SEAD
  • InovaJus – TJGO
  • Liods – TRT18
  • MPGO – MPGO
  • TCE – TCE
  • TCM – TCM
  • Superintendência de Identificação Humana – Polícia Civil
  • Alego – ALEGO
  • NF – UFG