Com alta do dólar, Petrobras anuncia aumento do preço da gasolina e impactos atingem consumidores
27 novembro 2019 às 14h45

COMPARTILHAR
Estatal atribuiu reajuste à alta da moeda americana frente ao real. Acumulado de novembro é de quase 7% de aumento do preço nas refinarias

Após uma semana de variações positivas do dólar em relação ao real, os efeitos negativos começam a chegar para a população. A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 27, acréscimo de R$ 0,07 no preço do litro da gasolina e R$ 0,08 centavos no etanol anidro. O ajuste de 4% nas refinarias resulta em alta imediata nas bombas de combustível.
Em informativo divulgado em seu site oficial, a Petrobras atribuiu o ajuste à alta do dólar. Esse foi o segundo ajuste feito em novembro, o acumulado chega a quase 7%. Entretanto, segundo a estatal, consumidores só devem sentir o ajuste a depender de outros fatores que envolveriam revendedoras e distribuidoras.
Na manhã desta quarta o dólar chegou à sua maior cotação nominal da história, seguindo a tendência de altas dos últimos dias. Entre os fatores para a variação estão a possibilidade de acordo comercial entre Estados Unidos e China, ainda instável, revisão da expectativa de crescimento do PIB Americano e até mesmo a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou em entrevista na segunda-feira, 25, não temer a valorização do dólar frente à moeda brasileira, o que causou reação imediata no cambio brasileiro.