Com 85% dos leitos de UTI ocupados, menos da metade da população do DF cumpre isolamento

Taxa de isolamento se mantem abaixo dos 50% enquanto número de casos confirmados da doença ultrapassa a casa dos 60.300

Médico em atendimento a paciente com Covid-19 |Fotos: Tatiana Fortes

Quando o assunto é coronavírus (Covid-19), a situação no Distrito Federal (DF) parece cada vez mais longe do ideal. Isso porquê, ao passo em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI aumenta, diminui índice de isolamento social na capital do país.

O último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do DF mostra que os leitos de UTI das unidades de saúde do DF já contam com 85% de sua capacidade comprometida.

Conforme mostrado pelo jornal Metrópoles, há uma semana, essa taxa de ocupação oscilava entre os 70%. Isso quer dizer que em apenas sete dias o número avançou em 15 pontos percentuais. Se as estatísticas se repetirem, na próxima semana o DF tende a contar com aproximadamente 100% de sua capacidade de atendimento comprometida.

Enquanto o número de casos segue em disparada, o isolamento social vai na contramão do esperado. A empresa de software, InLoco, divulgou o resultado de um estudo que mostrou uma variação entre 40 e 48% da taxa de isolamento social na capital federal. Isso quer dizer que menos da metade dos cidadãos residentes no DF tem permanecido em casa em tempos de pandemia.

Em paralelo, vale lembrar que o governador Ibanêis Rocha (MDB) já definiu novas datas para a retomada das atividades econômicas. Porém, o Executivo não descarta a possibilidade de endurecer as medidas de contenção da doença em caso descontrole.

Ainda de acordo com a publicação do jornal brasiliense, a capital federal soma mais de 60.300 casos confirmados da Covid-19. Quanto aos óbitos já são mais de 720, incluindo neste cálculo a morte de 64 residentes de outras unidades da federação que, por algum motivo, foram a óbito no DF. (Com informações do Jornal Metrópoles)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.