Com 53 pontos e o nono lugar no campeonato, o saldo é positivo para o Dragão
13 dezembro 2021 às 18h44

COMPARTILHAR
Não veio a Libertadores, mas está garantido a Copa Sul – Americana, Copa do Brasil, brasileiro da série A e o Goianão

A última rodada do campeonato brasileiro da série A na noite de quinta-feira, 10, foi cheia de emoções para aqueles que estavam do meio da tabela para baixo. Alguns clubes ainda almejavam a tão sonhada vaga na milionária Libertadores de 2022, enquanto outros ainda tinham esperanças de sair da zona do rebaixamento.
O Atlético Clube Goianense começou bem no campeonato, porém não conseguiu manter o bom desempenho ao longo da competição, chegando até flertar com uma possível queda para a segunda divisão. Entretanto, o time comandado por Marcelo Cabo, de forma surpreendente, deu uma salto na tabela vencendo os últimos três jogos antes do confronto com o Flamengo, se distanciando da zona maldita.
O dragão do centro-oeste chegou para esta última rodada com a possibilidade de disputar pela primeira vez na história uma Libertadores da América. Para tanto, não precisava somente de um resultado positivo contra o rubro-negro, ainda teria que torcer contra, principalmente, o América Mineiro, o rival nesta disputa.
A torcida atleticana fez bonito lotando o Estádio Antônio Accioly. A festa estava pronta e tudo estava preparado para a chegada desse momento histórico do Clube. O Flamengo que veio para Goiânia sem pretensão alguma na competição, a não ser em fazer mais pontos que os atuais 71, do ano passado. Colocou em campo um time mesclado entre os reservas e os reservas dos reservas.
Tudo estava desenhado para uma vitória do Dragão, o que realmente aconteceu. O time venceu por 2×0, terminando na nona colocação com 53 pontos e, por esse resultado, a vaga na libertadores estaria garantida se não fosse a vitória do América de Minas, resultado que tirou o time goiano no saldo de gols, com sete a menos que os mineiros.
A libertadores não foi possível, no entanto, para o clube e os torcedores há muito o que se comemorar. O time disputará torneios importantíssimos na próxima temporada como a Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, o brasileirão da série A e ainda o Campeonato Goiano. A diretoria do Clube acertou a permanência do técnico Marcelo Cabo para a próxima temporada e também garantiu ao treinador a vinda de reforços pontuais onde houver a necessidade.
O brasileirão 2021 foi totalmente atípico, diferente do que estamos acostumados a ver, com jogos praticamente todos os dias da semana. Toda essa mudança no calendário foi por causa da pandemia causada pelo novo Coronavírus.
O Atlético Mineiro, foi o grande campeão da competição com 84 pontos; Flamengo o segundo, com 71; e o Palmeiras, campeão da Libertadores, em terceiro com 66.
A segunda divisão de 2022 terá três gigantes do futebol nacional: Cruzeiro e Vasco, que não conseguiram acessos, e dividirão as atenções com o Grêmio, que fará parte da série B e, juntamente com ele, Bahia, Sport Recife e Chapecoense.
Por Cilas Gontijo, estudante de jornalismo da Faculdade Araguaia