O Coletivo Cine Nepretude e o Cineclube Laranjeiras promovem nesta terça-feira, dia 19, às 19 horas, no Auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a sessão Cine Nepretude – Produção Audiovisual Negra em Goiás, em comemoração ao Dia da Consciência Negra que é celebrado todo dia 20 de novembro. Para marcar a data, a sessão de cinema contará com a exibição da mais nova produção audiovisual goiana.

Serão seis filmes em formatos diversos: curtas-metragens ficcionais, documentários, videoclipes e filmes experimentais. Muitos dos realizadores dessas produções estarão presentes na sessão, para o debate que seguirá à exibição dos filmes.

O documentário Courage retrata o cotidiano de Grace, uma jovem estudante camaronesa que faz intercâmbio no Brasil e que vive em Goiânia

Diretoras como Alessandra Gama, Samantha Kpatoukpa, Victória Nolasco e os realizadores Aristóteles Cardoso, Hudson Cândido, Leonardy Sales, Allan Batista, Erik Ely e o cantor e produtor audiovisual Faell são alguns dos artistas envolvidos na produção desses filmes, que traçam um panorama variado e revelador sobre a vida, desafios e trabalho de pessoas negras em Goiás.

Alguns desses filmes já foram lançados em festivais pelo Brasil e pelo mundo, confirmando a potência e viabilidade artística e comercial do audiovisual goiano. Filmes como A câmera de João (Tothi Cardoso, 2018), por exemplo, foi considerado como melhor filme, fotografia e direção na 4ª edição do Cine Paraíso e prêmio de melhor som na 15ª Mostra ABD CINE GOIÁS – FICA 2017.

Outro filme Exotismos, da cineasta Alê Gama, recentemente participou da mostra competitiva do DIFF – Durban International Film Festival em Durban, na África do Sul. Já o realizador Erik Ely é figura sempre presente em festivais e mostras pelo país e pelo mundo. Seus projetos audiovisuais já contam com mais de 20 premiações e 30 exibições em festivais e mostras, dentro e fora do país. Seu filme a ser exibido no Cine Nepretude será Eu Não Nasci Para Isso, de 2024.

Leia também:

Vai ao cinema neste domingo? Veja quais filmes assistir em Goiânia

Festival de Veneza: Fernanda Torres é destaque internacional