“Codemetro é fundamental, não tem como pensar Goiânia isoladamente”, diz relator

Deputado estadual Jean Carlo (PHS) vem realizando audiências públicas para debater projeto de lei que altera a Região Metropolitana da capital

Deputado garante que municípios não perderão autonomia: “Está garantida na Constituição Federal” | Foto Y. Maeda

O relator do projeto que altera a Região Metropolitana e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro), deputado Jean Carlo (PHS), afirmou, em entrevista ao Jornal Opção, que seu objetivo enquanto relator é esclarecer e amadurecer as propostas da matéria, que envolve 20 municípios goianos.

Para isso, o deputado começou a realizar audiências públicas para ouvir os envolvidos. Na última quinta-feira (12/4), prefeitos e representantes de 15 municípios diferentes estiveram na Assembleia para debater o projeto e apresentar seu posicionamento. Agora, devem ser ouvidos também os vereadores e demais interessados em pelo menos mais duas reuniões.

Segundo o parlamentar, o maior medo dos prefeitos das cidades que integram o projeto é de perder sua autonomia administrativa. “Eles têm algumas dúvidas, o grande receio é de perder autonomia, mas isso não vai acontecer, ela está garantida na Constituição Federal”, assinala o deputado. “Primeiro ponto é deixando bem claro a autonomia do município”.

Sobre que mudanças no projeto original o seu relatório deve conter, Jean disse que o principal é garantir a autonomia, mas outras polêmicas, como a participação do governo estadual, serão mantidas. “O governo vai permanecer porque os maiores investimentos são dele, né, é ele quem faz estradas, alguns hospitais, o sistema Mauro Borges, entre outras obras”, ressaltou.

“Pessoal tenta levar isso pro lado político, de um governo ou outro, mas não é, é um projeto de Estado, é fundamental, não tem como você pensar Goiânia isoladamente”, finalizou ele.

Deixe um comentário