Codemetro deve começar a tramitar na Assembleia na próxima semana, adianta relator

Jean Carlo (PHS) afirmou que faltam apenas alguns detalhes para a conclusão do relatório e disse que deve apresentá-lo na próxima terça-feira (5/9)

O relator do projeto que altera a Região Metropolitana e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro), deputado Jean Carlo (PHS), afirmou que deve concluir seu parecer sobre a matéria na próxima terça-feira (5/9). A previsão é de que ele seja analisado em primeira votação em cerca de 15 dias.

Segundo Jean, ele aguarda apenas algumas últimas manifestações dos representantes da capital para finalizar o documento. O deputado se reuniu essa semana com o secretário de Habitação Agenor Mariano (PMDB) para debater a importância de Goiânia no conselho, e disse que o encontro foi bom e o acordo feito entre eles garante espaço para a cidade.

“Não tanto quanto eles querem, mas Goiânia vai ter mais espaço”, garantiu ele. Agora, o desafio é viabilizar a aprovação na Assembleia. “Vamos ver como vai ser a reação dos deputados, mas isso foi muito bem discutido com os prefeitos

O deputado adiantou ainda que o Codemetro deve ser formatado como um órgão mediador de interesses entre as cidades da região metropolitana. O conselho deve tratar de planejamento de trânsito, saneamento, resíduos sólidos, água e intermediação de zonas de interesse metropolitano. Segundo ele, o uso de solo não será assunto do conselho.

De qualquer forma, Jean garantiu que a autonomia dos municípios será mantida. “Um exemplo que eu sempre dou é o caso de um bairro que tem mil famílias e aí vem uma cidade e quer montar um vazadouro ali perto. Se ela insistir, vai poder fazer, mas o Codemetro vai atuar para tentar conter isso, se não a metrópole vira um ‘frankenstein'”, disse ele.

 

Deixe um comentário