“Cobre do meu pai” chega a Goiânia e Luziânia com apresentações gratuitas
06 outubro 2026 às 18h38

COMPARTILHAR
O espetáculo teatral “Cobre do meu pai” chega a Goiânia nesta quinta-feira, 8, e segue para Luziânia nos dias 10 e 11. O monólogo, interpretado por Hélio Fróes e dirigido por Fernanda Pimenta, terá apresentações gratuitas nas duas cidades.
Em Goiânia, a sessão será realizada às 20 horas, no Centro Cultural UFG (CCUFG). A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. Em Luziânia, o espetáculo será apresentado no Pontão de Cultura Tríade, às 19h30 de sábado, 10, e às 17h de domingo, 11.
A programação inclui ainda uma oficina gratuita de introdução ao teatro, ministrada por Fróes, no domingo, das 9h30 às 11h30. A montagem integra uma circulação por municípios goianos e já passou por cinco cidades do interior. A próxima parada prevista é Hidrolândia, ainda sem data definida.
Espetáculo parte de história familiar
Estreado em 2024, “Cobre do meu pai” utiliza como ponto de partida uma história real para abordar memória, identidade, masculinidades, patriarcado e relações familiares. A trama gira em torno de um tacho de cobre de 100 litros herdado pelo protagonista.
A decisão de vender o objeto desencadeia lembranças relacionadas à família e à figura paterna, levando o personagem a revisitar acontecimentos de sua própria história. A montagem trabalha com poucos elementos em cena: além do ator, há o grande tacho de cobre e um tapete circular de couro.
A ausência de trilha sonora concentra a narrativa na atuação e na movimentação do personagem. O tacho também funciona como elemento simbólico da peça, associado à transmissão de memórias, afetos, silêncios e conflitos entre gerações.
Três prêmios
A circulação ocorre após o espetáculo receber três prêmios no Festival Hidro Encena. Hélio Fróes foi reconhecido como Melhor Ator; Fernanda Pimenta, como Melhor Direção; e Rô Cerqueira recebeu o prêmio de Melhor Cenário.
O projeto é patrocinado pelo Supermercado Leve, por meio do Programa Goyazes, do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura. Em Goiânia, a programação conta com apoio do Centro Cultural UFG. A produção executiva é da Dias e Melo Assessoria Cultural e a realização, da Bambolina Produções.
Leia também:


