Equipes fazem buscas pelo animal, na tentativa de recaptura
O momento da soltura da píton | Foto: Reprodução/PMDF
A cobra píton solta por engano em uma mata próxima do Gama – cidade satélite do DF. O animal foi solto no local após ter sido confundido por Policiais Militares com uma jiboia. O caso ocorreu na última quarta-feira, 6. Autoridades ambientais agora fazem buscas pelo animal.
A cobra píton, nativa da Ásia, é a segundo maior do mundo em sua espécie, e pode causar problemas graves ao ecossistema. O animal não é venenoso, mas por ser uma cobra exótica, o “retorno” do animal para a mata pode gerar riscos ambientais — além de possíveis acidentes com humanos.
O vídeo da soltura do animal na natureza foi divulgado pela própria PMDF. Após a divulgação, contudo, estudiosos deste tipo de réptil identificaram a cobra como uma píton. Na sexta-feira, 8, a corporação emitiu uma nota admitindo a confusão e reiterando que já procura o animal.
Equipes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, do Zoológico de Brasília e de outros órgãos ambientais estão à procura de uma cobra que foi solta na região do Gama após um erro de identificação.
Nota da PM DF
“A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, realiza um trabalho de excelência o qual tem resultado em altos índices de produtividade. Apenas nesses três primeiros meses de 2022, 126 cobras foram resgatadas. Em 2021 foram 512 cobras.
Com o apoio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) e contando, muitas vezes, com a boa vontade de clínicas privadas, o batalhão realiza o manejo desses animais na tentativa de salvar a todos de forma que voltem saudáveis ao seu habitat natural.
O Batalhão, juntamente com o Zoológico e demais órgãos ambientais, já está à procura da Píton. Informamos que a referida cobra era extremamente calma, sendo indício de que era criada em cativeiro. Ressaltamos que alguns estados já estão autorizando o comércio desse animal“.
Deixe um comentário