Cobertura vacinal no Brasil ainda está abaixo do esperado

Em Goiás o balanço foi de 48% de cobertura contra Influenza após Dia D. Campanha segue até 31 de maio

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (Sipni), a cobertura vacinal no Brasil ainda está abaixo do esperado e apenas 38,66% da população prioritária foi imunizada. Em Goiás o balanço foi de 48,71% de cobertura contra Influenza após Dia D de Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, neste sábado, 4.

O balanço parcial no Estado foi realizado pela Gerência de Imunização e Rede de Frio (Girf) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo a secretaria, o número deve aumentar na segunda-feira, 6, pois alguns municípios ainda podem atualizar os dados da vacinação.

Até a última sexta-feira, 3, o balanço contabilizava a imunização de 30,25% da população dos grupos prioritários. A gerente da Girf, Clarice Carvalho, ressalta que a população que não aproveitou este sábado para procurar uma sala de vacina, tem até o próximo dia 31 de maio para se imunizar. “A campanha continua e precisamos atingir ao menos 90% da população prioritária”, afirma.

Em Goiás, até agora, as puérperas (mulheres até 45 dias do pós parto) são o grupo com maior cobertura vacinal, alcançando 76,41%, o que corresponde a 8.998 doses aplicadas.

Nesta segunda-feira, 6, o quinto grupo prioritário, pessoas portadoras de doenças crônicas e síndromes, começa a ser imunizado. No entanto, a população dos grupos prioritários que perdeu seu período e ainda não se vacinou pode buscar um posto de vacinação para se imunizar.

(Com informações da Secretaria de Estado de Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.