COMPARTILHAR

O professor de música,  José Pereira da Silva, 57 anos finalizou o processo nesta terça-feira, 2, ao ser aprovado na prova prática de direção veicular

CNH Social já ofertou 6.024 vagas | Foto: Reprodução

O programa CNH Social, que oferece habilitação gratuita para população de baixa renda em Goiás habilitou a primeira pessoa com deficiência. O professor de música,  José Pereira da Silva, 57 anos, conseguiu a vaga por meio da cota destinada à pessoa com deficiência (PCD) e finalizou o processo nesta terça-feira, 2, ao ser aprovado na prova prática de direção veicular.

O professor define a conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como a realização de um sonho antigo. Ele relata que havia iniciado o processo de habilitação há muitos anos, mas a falta de recursos financeiros o impossibilitou de concluir. “Como recebo só a aposentadoria, na hora de pagar as aulas não consegui dar seguimento para ter minha carteira de motorista”, disse.

O presidente do Detran-GO,  Marcos Roberto Silva, comemora e conta ao Jornal Opção que a história de José Pereira  confirma o sucesso do programa.  “Estamos no caminho certo. Devolvemos o Detran-GO para os goianos e estamos transformando um órgão que era um mero arrecadador num instrumento de indução do desenvolvimento social”, afirma.

CNH Social

Um processo de habilitação para PCD custa aproximadamente R$ 2,5 mil em Goiás. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), todo o processo de habilitação do professor foi gratuito.

Os beneficiados com a CNH Social recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência classificada dentro do número de vagas também não paga pela junta médica. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), são oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

O programa CNH Social já ofertou 6.024 vagas. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 11 milhões para oferecer primeira habilitação, mudança ou adição de categoria gratuitamente aos selecionados. Os interessados devem ficar atentos ao site www.detran.go.gov.br e às redes sociais da autarquia, canais pelos quais são divulgadas matrículas, regulamentação, bem como a lista de classificados.