Linhas irão deslocar passageiros de forma direta para bacia Marista/Bueno. Linha que traz passageiro direto de Nerópolis a Goiânia também será inaugurada

Transporte coletivo em Goiânia | Foto: Reprodução

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou nesta quarta-feira, 19, a criação de cinco novas linhas para atender os Arcos Sul e Leste. O lançamento irá ocorrer nesta quinta, 20, às 9h.

O atendimento ofertado irá atender o usuário que deseja ir aos polos de atração de Goiânia, desafogando os terminais e fazendo ligações diretas de bairros com os locais de grande movimento. No momento, a CMTC tem intuito de reduzir o fluxo de pessoas nos terminais Praça A e Praça da Bíblia.

A operação já funciona desde o dia 12 de agosto, período em que começou a ser avaliada por técnicos nas plataformas de embarque e em viagens. Durante esse período, eles ouviram os usuários para compreender quais ajustes deveriam ser feitos.

Como funciona

Em Goiânia, as linhas 911, 915, 919, 920 faz deslocamento direto para vias importantes do Bueno e Marista, como avenidas 85, T-63 e T-10, otimizando tempo de espera do ônibus e tempo de viagem.

A linha 911 será um reforço à 011. No horário de pico da manhã e da tarde a 911 auxilia no transporte de usuários pelo trecho de maior demanda da linha, que é a bacia do Marista/Bueno no pico da manhã. Irá retornar com portas fechadas até o terminal Praça A para ter ganho no tempo de viagem e realizar nova viagem.

À tarde, a operação inverte. O início da viagem ocorre no Marista/Bueno, com destino ao Terminal Praça A.

A linha 915 irá reforçar a linha 015. Pela manhã e tarde, o ônibus da linha 915 leva o usuário ao Marista eBueno, até o viaduto da T-63 e volta com portas fechadas para um novo embarque no terminal Praça A. À tarde, o sentido inverte. A viagem se inicia no Marista e Bueno e destino ao Terminal Praça A.

A linha 919 auxilia a operação da 019. Pela manhã, o ônibus da linha 919 faz uma operação circular, ou seja, leva o usuário até a bacia do Marista/Bueno e também ao terminal Isidória. A linha 920 faz a mesma operação circular no sentido inverso, atendendo, primeiramente, o Terminal Isidória e em seguida a bacia Marista/Bueno. A mesma operação ocorre à tarde.

A linha 920 reforça a 020 nos horários de pico. Pela manhã, o ônibus da linha 920 faz a operação circular, transportando o usuário até o Isidória e também para a bacia do Marista/Bueno. Essa operação vale para os dois períodos, manhã e tarde. A linha 919, citada anteriormente, faz a mesma operação circular no sentido inverso.

Já em Nerópolis, o usuário agora ganha uma linha direta para Goiânia, a 581, otimizando o tempo de viagem. Já com funcionamento desde sábado, 15, o usuário de Nerópolis pode vir direto para Goiânia, sem a necessidade de embarque e desembarque no Terminal Nerópolis que foi desativado temporariamente.
O Ponto de Embarque e Desembarque (PED) foi devidamente identificado em frente ao terminal Nerópolis, na Av. João Milton Ramos, Conjunto Alda Tavares, para garantir o acesso ao transporte sem prejuízo àquele que vai a pé ou mora nas proximidades.

Já as três linhas que atendiam Nerópolis, 957, 958 e 959 foram desativadas. No entanto, as linhas alimentadoras dos bairros continuam operando.