O Clube de Astronomia Cecilia Payne, do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), registrou imagens do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), conhecido como o “cometa do século”, em sua jornada em direção ao Sol. A captura ocorreu no dia 29 de setembro, por volta das 5h30, quando o cometa estava visível no céu do leste de Goiás, pouco antes do amanhecer.

Para realizar o registro, os membros do clube utilizaram um telescópio de 150 milímetros e uma câmera Nikon D5100, destacando-se na prática de astrografia – técnica que captura imagens de corpos celestes como estrelas, planetas e cometas. A viagem a Alto Paraíso de Goiás, realizada para a observação, foi financiada por bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, com o objetivo de promover a divulgação científica.

O cometa C/2023 A3, cuja observação a olho nu foi possível no Brasil, ganhou o título de “cometa do século” devido ao seu intenso brilho. Descoberto em 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan e posteriormente confirmado pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), o fenômeno astronômico surpreendeu até os mais experientes observadores.

Até o fim de outubro, após sua passagem pelo Sol, o cometa poderá ser visto novamente, desta vez no céu oeste, logo após o anoitecer. O Clube de Astronomia Cecilia Payne recomenda a observação em locais afastados das luzes urbanas para um céu mais escuro e uma experiência visual aprimorada.

Leia também: