Clientes da Enel vivem o inferno sem energia e vão às redes sociais contra empresa

03 outubro 2021 às 12h59

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Consumidores reclamam da alta conta de luz que é cobrada, em relação à qualidade do atendimento em situações de urgência, como a deste fim de semana
Diz a lenda sobre os serviços de energia elétrica em Goiânia que um cachorro não pode urinar no poste que a luz acaba.
Imagine, então, quando uma ventania de quase 100 km/h atinge a cidade. Isso aconteceu sexta-feira, 1º, e uma parte considerável dos moradores ficou sem luz.
Desde então, a Enel Goiás diz que já restabeleceu, no Estado todo, 90% do serviço dos clientes afetados. No entanto, pelo que se vê e se lê nas redes sociais, das duas, uma: ou não parece ser essa a realidade ou os 10% que ainda padecem são muito barulhentos nas reclamações.
Os relatos vão desde a questão meramente da falta de energia ou também à não resolução de postes e fios de alta tensão caídos em ruas e avenidas. É o caso de Carlos Araújo morador do Jaó:
Descaso da enel em Goiânia – Goiás. Nesse local poste caído e sem energia na rua desde sexta feira ás 16 hs. Hoje domingo 10:39 hs. pic.twitter.com/1tRPHRjTdV
— CARLOS ARAÚJO (@carlosaraujogyn) October 3, 2021
Adriano César, da zona leste da capital, relatou que espera a Enel já há quase dois dias em sua região:
@EnelClientesBR quase 2 dias sem energia no setor leste de Goiânia, e cadê a enel para resolver isso?
— ADRIANO CESAr (@ADRIANO82941650) October 3, 2021
O jornalista Paulo Rolim lembrou da falta de qualidade no atendimento da empresa em relação ao alto custo das tarifas que cobra:
No site da @ANEEL_govbr só é possível reclamar de falta de energia elétrica, não de demora em atendimento e dos péssimos canais de comunicação, da @EnelClientesBR @enelenergia Já que impõe um alto custo financeiro extra à população, a agencia que deveria regular poderia melhorar.
— Paulo Rolim (@americorolim) October 3, 2021
Outro jornalista, Rimene Amaral, fez um print do tempo gasto – mais de 35 minutos – em que aguardava pelo atendimento nas linhas da Enel e “puxou a orelha” do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), articulador da contestada privatização da Celg que trouxe a Enel para seu lugar:
https://twitter.com/rimeneamaral/status/1444112008664821765
O coronel da Polícia Militar Francisco Jubé desabafou nas redes sobre a falta de retorno da Enel a seus pedidos:
@enelenergia @enelbrasil mais de 14 horas sem energia, na rua da própria sede administrativa da @enelgroup em GOIÁS, tentando contato, mais 30 mine nenhum atendente para prestar contas. @tvanhanguera @tvserradourada @tvrecord @procongoias @procongoiania @mpdegoias @mpf_oficial pic.twitter.com/x2EDx5rwsR
— Coronel Jubé (@CoronelJube) October 3, 2021
E Ranyere Beltrão, em um desabafo direto ligando a falta de energia com o custo da alimentação, questionou se a multinacional sabe a sensação de ter a perda das compras para abastecimento da casa:
@EnelClientesBR Sabe qual é a sensação de abrir sua geladeira e ver toda a compra do mês perdida? Os alimentos estão muito baratos pra ter um prejuízo desses né? Já abri vários protocolos desde ontem e nada de energia nem resposta. Sem energia desde as 16:00 da tarde.
— Ronyere Beltrao (@BeltraoRonyere) October 2, 2021
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Abaixo a nota da Enel, em resposta ao Jornal Opção na manhã deste domingo, 3:
A Enel Distribuição Goiás informa que já restabeleceu 90% dos clientes afetados pelas chuvas e ventos de quase 100 km/h que atingiram algumas regiões do estado na sexta-feira (1). Em alguns pontos, a queda de árvores, galhos e outros objetos causaram danos severos à rede elétrica e impactaram o fornecimento de energia de parte dos clientes. O número de equipes emergenciais em campo foi dobrado para atuar no fim de semana e técnicos estão trabalhando ininterruptamente para restabelecer o serviço a todos os clientes impactados o mais breve possível. As cidades mais impactadas no momento são Goiânia, Faina, Senador Canedo, Palminópolis e Nova Crixás. A distribuidora orienta que os clientes busquem registrar falta de energia por um dos canais digitais: aplicativo da Enel, site, SMS para o número 27949 ou WhatsApp, enviando mensagem para 21 996019608.
Os clientes que lutem. Só não se esqueçam de pagar a conta em dia, para não correr o risco de corte do fornecimento – geralmente a Enel é bem mais ágil para isso.