Cirurgias eletivas: Ipasgo retoma procedimentos

As cirurgias estavam suspensas desde fevereiro, quando foi necessário reforçar atendimento a pacientes com Covid-19

O Ipasgo retomou, nesta segunda-feira , 10, as cirurgias eletivas que estavam suspensas desde o dia 16 de fevereiro. A medida está respaldada pela Portaria Normativa nº 12/2021, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Há três meses o Instituto suspendeu, por 15 dias, 579 cirurgias eletivas já agendadas para garantir leitos de UTI para pacientes graves de Covid-19. Após o fim desse prazo, a suspensão foi prorrogada por tempo indeterminado, uma vez que, na época, a taxa de ocupação de leitos estava acima de 98%.

Com a retomada dos procedimentos cirúrgicos, o Ipasgo reforça que é fundamental seguir os protocolos de funcionamento expedidos pelas autoridades sanitárias, bem como manter o uso constante de máscaras e o distanciamento social entre as pessoas. Vale destacar que é essencial evitar aglomerações.

Para o presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, a compreensão, a união e a participação de todos os entes são essenciais neste momento. “Passamos por um momento delicado e é preciso ter cautela. Assim, evitamos o colapso no sistema de saúde e garantimos atendimento às pessoas que, por ventura, sejam contaminadas”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.