Ciro Nogueira diz que PP só apoiará candidato em 2026 que se comprometer a anistiar Bolsonaro
25 novembro 2025 às 19h22

COMPARTILHAR
O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira, declarou, nesta terça-feira, 25, em sua conta do X, que o partido só irá apoiar um candidato à Presidência da República em 2026 caso haja o comprometimento por parte desse nome em anistia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os envolvidos nos atos do 8 de janeiro.
“O 1º critério – absolutamente excludente! – do nosso apoio a presidente em 26 é se comprometer a conceder indulto e perdão ao presidente Bolsonaro, extensivo aos que participaram das depredações do 8 de janeiro. Direto e reto”, destaca a publicação feita por Ciro.
A publicação reforça a onda de pressão que a oposição tem exercido desde a prisão de Bolsonaro, realizada no último sábado, 22, após ele tentar romper a tornozeleira eletrônica com o auxílio de uma solda. O presidente também começou a cumpria a pena pela trama golpista, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarar trânsito em julgado do processo. Ou seja, que não há mais como apresentar recursos para recorrer da decisão.
Vale lembrar que Ciro Nogueira é um dos aliados mais próximos de Jair Bolsonaro, sendo até ministro da Casa Civil durante o governo dele. Ele também tem exercido um papel articulador da direita do bloco da direita no Congresso.
Os partidos da oposição têm acelerado uma ofensiva pela aprovação da anistia no Legislativo. Para Flávio Bolsonaro (PL), a anistia é o único objetivo do Partido Liberal e que não haverá acordo pela dosimetria, que é uma versão mais “branda” da anistia e que foi relatada na Câmara pelo deputado Paulinho da Força (SD). No projeto, não há perdão total aos condenados pelo 8 de janeiro e nem a Bolsonaro, fazendo apenas revisão das penas.
Leia mais: Moraes declara trânsito em julgado no processo do golpe e libera execução da pena de Bolsonaro
Moraes determina que Bolsonaro inicie cumprimento da pena de 27 anos na Superintendência da PF
