Sem Lula, Bolsonaro continua em primeiro com 21%, enquanto Ciro aparece com 13%. Branco, nulos e indecisos continuam altos: 41%

Em um cenário sem o ex-presidente petista, Ciro Gomes aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto

A pesquisa DataPoder360 divulgou novos resultados em intenções de voto para presidente nesta quarta-feira (4/7) a apenas 3 meses para as eleições, que acontecem dia 7 de outubro. Apesar dos números continuarem mostrando Jair Bolsonaro (PSL) na liderança em cenários sem o ex-presidente Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) tem aparecido em segundo lugar.

Neste estudo, foram testados dois cenários. No primeiro, foram incluídos apenas os seis candidatos que têm 5% ou mais de intenção de voto; no segundo cenário a pesquisa testou os nomes de 15 pré-candidatos a presidente.

No primeiro cenário, Bolsonaro apareceu com 21% e Ciro com 13% (na pesquisa de maio, feita pela DataPoder360, o pré-candidato aparecia com 12 pontos). Em terceiro, Geraldo Alckmin (PSDB) tem 8%, Marina Silva (Rede) com 7% e Fernando Haddad (PT) consegue 6%.

No outro cenário, Bolsonaro garante 18% e Ciro aparece com 12%. Aqui Marina Silva empata com Alckmin em terceiro, ambos com 7% e Haddad com 5%.

O maior percentual da pesquisa, porém, é a taxa de “não voto”. De 40% a 42%, a depender do cenário testado, dizem que votarão em branco ou nulo ou que estão indecisos ou não respondem.

A pesquisa entrevistou 5.500 pessoas de 229 cidades, de todas as regiões do Brasil, por meio de telefones entre 25 e 29 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-05297/2018.