Cinema de graça para discutir futebol

Grupo de Pesquisas e Estudos Aplicados ao Futebol, da UFG, promove ciclo de filmes para debater de forma acadêmica o esporte e seus aspectos político-ideológicos

Mantida como a “paixão nacional” mesmo após o 7 a 1 para a Alemanha, o futebol é curiosamente um objeto quase esquecido em termos de pesquisas no meio acadêmico brasileiro. Nesse sentido, o Grupo de Pesquisas e Estudos Aplicados ao Futebol (Gepaf), da Universidade Federal de Goiás (UFG), é uma agradável exceção.

Em conjunto com os cineclubes Sinpro-Goiás, IMIGRação e a União de Cineclubes Goianos, o Gepaf, promove o Ciclo de Cinema e Futebol, a partir deste sábado, 9, às 14 horas, com a exibição de quatro obras que tem o esporte como fundo temático. Todo o ciclo terá entrada franca.

O filme que abre o evento é “Hermano – Uma Fábula Sobre Futebol”, produzido na Venezuela e com direção de Marcel Rasquin.  A proposta é analisar unir esporte e cinema além do simples entretenimento, observando aspectos políticos e ideológicos em sua prática.

Com esse intuito, após cada exibição, haverá um debate entre convidados. O professor Glauber Guedes, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, e Afonso Fernandes, da História (UFG) conduzirão a mesa neste primeiro evento.

Evento: Ciclo de Cinema e Futebol
Filme: “Hermano – Uma Fábula Sobre Futebol”
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3 com Av. Tocantins, Centro – Goiânia)
Data e hora: 9 de janeiro (sábado), às 14 horas
Ingressos: entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.