Lista feita pelo Jornal Opção Online mostra que empresas têm apostado mais nos homossexuais nos últimos anos

Peça publicitária do Festival  Mix Brasil trata com humor a questão da homofobia | Foto: Reprodução/Youtube
Peça publicitária do Festival Mix Brasil trata com humor o problema da homofobia | Foto: Reprodução/Youtube

[relacionadas artigos=”36541″]

A campanha publicitária da marca de cosméticos O Boticário para o Dia dos Namorados de 2015 lança luz a um potencial que começou a ser explorado pelo mercado brasileiro muito recentemente. De olho no poder de compra do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), as empresas têm apostado cada vez mais suas estratégias de marketing no setor.

Apesar da temática já ser tratada com normalidade em outros países, a publicidade brasileira ainda é novata no assunto e apenas agora, nos últimos anos, é que tem mostrado mais interesse pelo assunto.

A prova disso é que o Jornal Opção Online conseguiu encontrar outros cinco exemplos em que a publicidade tupiniquim abriu espaço para o público gay; das peças publicitárias, a mais antiga é de maio do último ano. Confira:

Skol – Lollapalooza 2015 (Março de 2015)

Enquanto Fernando Montenegro e Nathalia Timberg causavam polêmica com o beijo protagonizado por suas personagens na novela Babilônia, outro beijo lésbico (e, dessa vez, de língua) ganhou a TV aberta no comercial da marca de cerveja para o Festival Lollapalooza.

https://www.youtube.com/watch?v=WoRdfdCjBbU

Festival Mix Brasil – “Todo mundo é gay” (Novembro de 2014)

De maneira bem humorada, a campanha mostra que o preconceito ainda impera de forma marcante no País. A peça ganhou destaque internacional e chegou a ser premiada lá fora.

Sonho de Valsa – Pense Menos, Ame mais (Abril de 2015)

Apesar de não ter ganhado a TV, a peça publicitária do chocolate Sonho de Valsa teve destaque nas redes sociais. A propaganda mostra vários casais trocando beijos em clima de romance, dentre eles, um casal formado por duas mulheres.

Movimento do Espírito Lilás (MEL) e Ministério Público do Trabalho –
O amor une, a homofobia, não (Maio de 2014)

O comercial divulgado em maio do ano passado ganhou destaque por ser a primeira propaganda com um beijo gay da TV brasileira. As inserções do vídeo ocorreram em todos os canais da mídia televisiva da Paraíba.

Fiat – “Vem Para a Festa, Vem” (Maio de 2014)

Um pouco mais tímida, a campanha publicitária da marca mostrava o conceito de alegria e diversidade da Copa do Mundo. Em determinado momento da gravação, dois beijos são mostrados: um heterossexual e outro gay, protagonizado por duas mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=3Q8mBTa9xKY