O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para tempestades e chuva de granizo em Goiás nesta semana. A previsão do tempo indica pancadas de chuva irregulares, que podem se transformar em fortes tempestades, acompanhadas de rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo em algumas regiões.

De acordo com o Cimehgo, o calor intenso combinado com a alta umidade será o principal fator para a formação das chuvas. O alerta meteorológico também destaca a possibilidade de áreas de instabilidade que podem resultar em precipitações de até 30 mm por hora ou 50 mm por dia, com ventos que podem atingir de 40 a 60 km/h.

Ao Jornal Opção, o gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que a combinação de calor intenso e alta umidade trazida da região norte do país deve favorecer a formação de áreas de instabilidade, especialmente em Goiânia e regiões vizinhas.

“Temos uma frente fria mais ao sul do país, mas estamos recebendo umidade do norte, e isso combinado com o calor favorece a formação dessas áreas. Já começamos a ver algumas chuvas isoladas”, afirmou Amorim, mencionando que as condições atuais estão propícias para pancadas de chuva que podem ocorrer de maneira irregular ao longo da semana.

O alerta emitido pelo Cimehgo exige atenção por parte da população. “Para nós, a tempestade é risco. Se vai ter, as pessoas têm que estar atentas. Em algumas regiões, já vimos ocorrência de ventos fortes, granizo e chuvas intensas”, destacou o meteorologista, mencionando o exemplo de Três Ranchos.

Amorim reforça que o alerta vale para toda a semana, e a previsão é de que as chuvas continuem isoladas. Em termos regionais, as chuvas podem atingir 25 mm nas regiões norte, sul, central e sudoeste do estado, enquanto nas regiões leste e oeste, espera-se uma precipitação de até 20 mm. A temperatura máxima no oeste pode chegar a 37ºC.

Leia também: